Legislação prevê limites à prática de esportes na orla

Munícipes e turistas devem estar atentos à legislação municipal.

Comentar
Compartilhar
06 JAN 201410h45

A praia sem dúvida é o cenário ideal para a prática de diversas atividades esportivas, principalmente no verão. No entanto, munícipes e turistas devem estar atentos à legislação municipal.

O frescobol, por exemplo, um dos esportes mais tradicionais da cidade, pode ser praticado somente até às 9h, em área até 100 metros de cada lado dos canais. Após às 17h é liberado em toda a extensão da praia.

O mesmo horário está previsto para a prática do futebol, desde que a montagem dos campos seja feita com no mínimo 30 minutos de antecedência.

Para montagem de quadras é necessária a autorização da Semes (Secretaria de Esportes) e a identificação no local, por meio de placa com nome da entidade autorizada.

Eventos e competições esportivas podem ser realizados em qualquer horário, desde que com prévia autorização, nos seguintes locais: em frente ao Posto 2, na área entre o Posto 3 a praça das Bandeiras, na área em frente ao nº 111 da av. Bartolomeu de Gusmão, e ao lado do Emissário Submarino, sentido canal 1.

Eventos e competições esportivas podem ser realizados em qualquer horário, desde que com prévia autorização, em locais específicos

Horários para janeiro e fevereiro
Futebol – até 9h (até 150 m de cada lados dos canais) e após as 18h, em toda a extensão da praia.

Tamboréu e minitênis – até 11h e após as 16h, em toda a extensão da praia. Após as 16h as quadras deverão ser montadas de maneira a não interferir nos campos de futebol.

Voleibol, futevôlei, basquete e beach tênis - entidades autorizadas todos os dias, liberado em toda a extensão da praia. Os demais interessados devem obter autorização prévia da Semes. Nenhuma quadra pode ser montada a menos de 5m do calçadão.

Surf - do canal 2 à divisa com São Vicente.

Frescobol - até 9h, em área até 100 metros de cada lado dos canais, e após 17h liberado em toda a praia.

Esportes náuticos - na área do Centro Náutico (em frente ao Aquário).

Kitesurfe - em toda a extensão da praia, a 150m dos canais e da arrebentação. Entrada e saída a 50m dos canais.

Windsurf - em toda a extensão da praia a 150m da arrebentação. Entrada e saída no Centro Náutico.

Sonrisal - até 9h e após 17h, em toda extensão da praia.

Pesca amadora com anzol – liberada no Deck do Pescador das 19h às 10h do dia seguinte e em toda a extensão da praia, com distância de 30m do canal 1 e do canal 6.

- A entrada e saída do mar de embarcações destinadas à prática de esportes náuticos e pesca amadora somente é permitida para embarcações de pequeno porte.

- Motos aquáticas e outras embarcações de pequeno porte motorizadas utilizam as rampas públicas existentes entre a Ponte Edgard Perdigão e a rua Francisco Hayden, na Ponta da Praia.

- Embarcações não motorizadas, a exemplo de embarcações à vela, windsurf, caiaques, canoas havaianas, pranchas à vela e embarcações oficiais de apoio e socorro náutico têm acesso pelas rampas públicas existentes entre a Ponte Edgard Perdigão e a rua Carlos de Campos e na rampa do Centro de Apoio Náutico, em frente ao Aquário

- Os veículos, reboques e carretas de transporte das embarcações somente poderão permanecer nas rampas de acesso durante o tempo necessário para sua colocação ou retirada do mar.

Foto: Marcelo Martins