X

Esportes

Fifa demite secretário-geral adjunto, que era ligado a francês Jérôme Valcke

Em comunicado, a entidade informou que "uma investigação interna descobriu quebras de responsabilidade fiduciárias em conexão com seu contrato de trabalho"

Folhapress

Publicado em 23/05/2016 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fifa demite secretário-geral adjunto, que era ligado a francês Jérôme Valcke / Divulgação

A Fifa anunciou nesta segunda (23) a demissão do secretário-geral adjunto Markus Kattner.

Em comunicado, a entidade informou que "uma investigação interna descobriu quebras de responsabilidade fiduciárias em conexão com seu contrato de trabalho".

A entidade não deu detalhes sobre qual seria essa quebra, mas Kattner teve participação em diversos contratos fechados e era responsável por liberar pagamentos para funcionários de variados setores da Fifa.

Kattner mantinha o cargo de interino desde que substituiu o francês Jérôme Valcke, acusado de corrupção e que saiu em setembro de 2015. No início de maio, em Congresso da Fifa na Cidade do México, a senegalesa Samba Diouf Samoura foi indicada como nova secretaria-geral –o cargo é ocupado por uma mulher pela primeira vez.

O presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, eleito em fevereiro, sofria pressão das confederações da Ásia e da África para trocar Markus Kattner.

Os questionamentos eram de que Infantino assumiu há quase dois meses e não fez mudanças em cargos-chaves, como a secretaria-geral, função que na prática administra a Fifa e os principais eventos, como a Copa do Mundo.

Kattner era o número dois de Valcke, acusado de ficar com parte de dinheiro da venda de ingressos com ágio na Copa-2014. Por anos Kattner foi peça importante no departamento de finanças da Fifa, por isso dirigentes questionavam sua permanência sob o novo presidente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter