X

Economia

Vendas no Dia das Mães caíram 2,5%, revela FecomercioSP

Ainda assim, a entidade diz que o levantamento trouxe um quadro melhor do que a expectativa dos comerciantes - que esperavam um desempenho 6% mais baixo em relação ao ano passado

Publicado em 14/05/2014 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A perda de confiança na economia afetou o desempenho das vendas do comércio paulistano para o Dia das Mães e, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) foi o principal fator a explicar o recuo de 2,5% nas vendas do segmento no fim de semana da data comemorativa (12 e 13 de maio), em comparação com período equivalente de 2013. Ainda assim, a entidade diz que o levantamento trouxe um quadro melhor do que a expectativa dos comerciantes - que esperavam um desempenho 6% mais baixo em relação ao ano passado.

A falta de confiança parece também atingir o empresariado, que evitou colocar recursos em ações promocionais para ampliar as vendas. Dos empresários consultados, 38% fizeram algum tipo de promoção abaixo do contingente de 52% que havia arriscado essa estratégia de vendas no ano anterior. Além disso apenas dois em cada dez empresários do setor investiram em publicidade para o período, considerado o segundo mais forte em vendas depois do Natal.

A perda de confiança na economia afetou o desempenho das vendas do comércio paulistano para o Dia das Mães (Foto: Matheus Tagé/DL)

Essa visão mais cautelosa transparece também na redução da disposição para abrir postos de trabalho e as contratações de mão de obra temporária para atender ao movimento da data também caiu. Do total de comerciantes consultados, 8% empregaram funcionários adicionais no período, abaixo da fatia de 12% registrada um ano antes.

A opção de pagamento mais usada pelos consumidores foi o cartão de crédito, usado em 68% das operações. Crediário e cheque pré-datado somaram 1% das transações. Já os pagamentos à vista - incluindo débito, cheque e dinheiro - somaram 30% do total de compras no período. Na avaliação da entidade, o cenário não se mostra melhor no futuro e a perspectiva é de que o consumo seja mesmo freado por conta do alto patamar da inflação e das taxas de juros.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter