X

Menos de 1% das mulheres que saíram do mercado de trabalho por conta da pandemia, tiveram a oportunidade de voltar a trabalhar / Mathilde Missioneiro/Folhapress

Por Gladys Magalhães, da Gazeta de S.Paulo

Na próxima segunda-feira, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data para refletir sobre diversas questões que ainda impactam de modo diferente homens e mulheres. Uma delas é o mercado de trabalho, cujas dificuldades foram acentuadas ainda mais para as mulheres durante a pandemia.

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisas de Economia e Gênero (NPEGen) da Facamp (Faculdades de Campinas) revela que menos de 1% das mulheres que saíram do mercado de trabalho por conta da pandemia, tiveram a oportunidade de voltar a trabalhar. No período analisado pelo estudo, 9 milhões de pessoas saíram do mercado de trabalho, mas 418 mil conseguiram retornar no último trimestre de 2020, sendo 380 mil homens e apenas 37 mil mulheres. Em São Paulo, uma pesquisa da Fundação Seade mostra que a situação não é diferente. Na região metropolitana, entre as mulheres ocupadas em 2019, 27% não estavam mais trabalhando no final de 2020: 11% foram para o desemprego e 16% para a inatividade

“A mulher sempre teve uma inserção diferenciada no mercado de trabalho, sempre houve um número maior de mulheres disponíveis e um número maior de subocupação. Na pandemia, vimos que os homens voltaram com muito mais força, no terceiro trimestre, do que as mulheres. Provavelmente, o fato das escolas estarem fechadas seja uma das explicações, pois as mulheres não conseguem achar emprego porque estão cuidando de alguém”, explica a economista Juliana de Paula Filleti, uma das responsáveis pelo estudo.

Afazeres domésticos
Ainda segundo a pesquisa, que se baseia em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mulheres que não figura na chamada força de trabalho (que inclui pessoas que desistiram de procurar emprego ou que, por algum motivo, estão indisponíveis para o mercado, apesar de desejarem trabalhar) é praticamente o dobro do de homens, 50,5 milhões de mulheres contra 28,1 milhões de homens.

Entre os motivos apontados pelas mulheres para estarem fora do mercado de trabalho estão o “cuidar dos afazeres domésticos” (26,3%), “muito idoso ou muito jovem” (21,8%), “outro motivo” (18,4%), “problemas de saúde ou gravidez” (13,3%), “estudar” (11,7%) e “não querer trabalhar” (8,5%).

Entre os homens, por outro lado, os afazeres domésticos foram apontados por apenas 1,8% deles, sendo “outro motivo” (26,2%), a principal razão, seguido por “muito idoso ou muito jovem” (25,3%), “problemas de saúde” (18,1%), “estudar” (18,0%) e “não quer trabalhar” (10,7%).

Trabalho precário
O levantamento também analisou a questão da subocupação e do trabalho precário, que aumentaram durante a pandemia e, apesar dos percentuais elevados para homens e mulheres, o número de mulheres em trabalhos precários ainda é maior, atingindo 36% da população feminina, contra 25,5% dos homens.

A auxiliar administrativa Lidiane Farias, de 36 anos, é uma dessas mulheres que teve que recorrer a um trabalho precário para sobreviver. “Antes da pandemia, tudo estava bem. Mas, quando a Covid chegou, minha vida virou de cabeça para baixo. Após, 4 anos e 5 meses, a empresa alegou que não iria conseguir pagar meu salário e que infelizmente precisava me dispensar. Estou tentando uma recolocação, mas está muito difícil. As exigências são grandes e há poucas vagas. Por enquanto, eu consegui arrumar um “bico” em um delivery, de sexta, sábado e domingo, mas o valor que ganho nesses dias, mal serve para passar a próxima semana.”

Impactos em todas as classes
Engana-se quem pensa que apenas as mulheres das classes C e D são impactadas pelas questões de gênero. A professora Luciana Lima, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) chama atenção, por exemplo, à sobrecarga das profissionais mais qualificadas durante a pandemia.

“A pandemia piorou o que já não era bom. Sempre existiu um conjunto de desigualdade pertinente à questão de gênero. Além de trabalhar nos seus empregos, as mulheres ainda são as grandes responsáveis pela jornada de casa. Agora, elas precisam dar conta de todas as atividades ao mesmo tempo (...). No home office, por exemplo, ela está em casa, mas não está usufruindo da dinâmica da casa. Ela está trabalhando de casa, mas como se estivesse na empresa, e isso é muito complicado, pois a pessoa não está na empresa”, finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter