X

Economia

CNI: uso da capacidade instalada na indústria é o maior em quase 3 anos

O indicador de produção da indústria marcou 50,5 pontos, depois de assinalar 52,6 pontos em outubro. Ele varia de zero a 100

Agência Brasil

Publicado em 19/12/2017 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Indicador de produção da indústria registrou 50,5 pontos em novembro, depois de assinalar 52,6 em outubro / Ricardo Almeida / ANPr / Fotos Públicas

A indústria operou em novembro com 68% da capacidade instalada, o maior percentual do indicador em quase três anos. Apesar da alta, o índice está 6 pontos percentuais abaixo do registrado na média dos meses de novembro entre 2011 e 2014. As informações são da pesquisa Sondagem Industrial divulgada hoje (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador de produção da indústria marcou 50,5 pontos, depois de assinalar 52,6 pontos em outubro. Ele varia de zero a 100. 

Esse é o maior índice para o mês desde 2011, quando ficou em 49,8 pontos. Segundo a CNI, desde 2013 o indicador de evolução da produção sinalizava queda abaixo de 50 pontos.

O índice de número de empregados caiu 0,7 ponto, indo para 49 pontos. De acordo com o levantamento, com a retração, o indicador volta a se afastar da linha de 50 pontos, apontando queda moderada do número de empregados em novembro frente a outubro.

Os estoques se mantiveram ajustados ao planejado pelas empresas, com índice efetivo em relação ao planejado praticamente sobre a linha dos 50 pontos, em 49,8 pontos.

Expectativas

Apesar de recuarem na passagem de novembro para dezembro, os índices de perspectiva de demanda e de compras de matérias-primas permanecem acima dos 50 pontos. Enquanto o de expectativas de demanda registrou 53,8 pontos, o de compras de matérias-primas ficou em 52,1 pontos.

O índice de quantidade exportada aumentou 1,3 ponto em dezembro frente a novembro e alcançou 53,5 pontos, sinalizando otimismo em relação às vendas externas. Os empresários esperam queda do emprego no início de 2018, com indicador de 48,7 pontos.

O índice de intenção de investimento aumentou 1,6 ponto em dezembro na comparação com novembro e atingiu 52,2 pontos. Foi o sexto mês consecutivo de alta no indicador, que está 7,6 pontos acima do registrado em dezembro de 2016 e é o maior desde dezembro de 2014, quando acusou 52,4 pontos.

A Sondagem Industrial de novembro ouviu 2.274 empresas do setor entre 1º e 13 de dezembro. Das empresas consultadas, 936 são pequenas, 813 são médias e 525 são de grande porte.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter