X

Economia

BC mira em 2015 tentando evitar contaminação do fraco resultado de 2014

O controle inflacionário talvez seja o exemplo mais palpável dessa dificuldade

Publicado em 28/12/2014 às 13:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ano de 2014 demorou para começar e terminou logo, na opinião do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. "As medidas que temos tomado já são para 2015", justificou o presidente, instado por um pequeno grupo de jornalistas a falar sobre perspectivas para o ano que vem. A avaliação é de que este foi um período que deixará poucas memórias positivas. Na conversa recente, o presidente chegou a lembrar até do traumático placar de 7 a 1 amargado pelo Brasil no jogo contra a Alemanha durante a Copa do Mundo. A questão é que 2015 tampouco será um ano fácil.

O controle inflacionário talvez seja o exemplo mais palpável dessa dificuldade. Cravar a inflação no centro da meta de 4,5%, já admitiu o presidente do BC, só em 2016. O problema é que nos primeiros quatro anos de sua gestão, a inflação sempre fechou o ano bastante alta (5,91%, 6,50%, 5,84% e 5,91%) e fica complicado tentar convencer o mercado de que a situação será diferente daqui para a frente.

É verdade que o BC agora conta com a promessa de que a política fiscal será mais restritiva, o que tende a ajudar nas ações de política monetária, mas os diretores da instituição terão de fazer ajustes finos nos juros mês a mês se não quiserem perder a mão.

Tombini tenta escolher expressões positivas sempre que é questionado sobre o que esperar dos próximos meses. Afirmou que o Brasil tem se preparado e que, em 2015, navegará com certa tranquilidade. Renovado à frente da autarquia no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, ele sabe que as marés do próximo ano não serão tão mansas assim.

BC mira em 2015 tentando evitar contaminação do fraco resultado de 2014 (Foto: Divulgação)

Chegou a alertar que a inflação em 2015 no acumulado de 12 meses tende a ser mais elevada do que a atual - que beira o teto da meta de 6,5% e chegou a ultrapassá-lo em alguns meses deste ano. "Não deveria ser tomado como surpresa", salientou.

De um lado, a inflação pesa. De outro, a economia não deslancha. Por isso, qualquer derrapada mais à esquerda ou à direita em 2015 pode ser fatal. O ano que vem, já se sabe, será de reajustes de tarifas que ficaram represadas ao longo deste ano. O dólar em ascensão desde o início das eleições piora o quadro para a alta dos preços.

A elevação da moeda americana fez o BC se render em relação à continuidade dos leilões de swap cambial. Antes mesmo do fim do ano, depois de jogar pistas contraditórias para estudar a reação do mercado, a decisão de Tombini foi a de continuar com a oferta extra de ração diária em 2015. O programa, iniciado em agosto do ano passado, poderia se encerrado em dezembro de 2014 se assim o presidente e sua equipe entendessem conveniente. Os parâmetros para 2015, no entanto, apenas serão conhecidos nos próximos dias

O fato é que o BC se tornou refém de sua "bondade com o mercado" Para alguns críticos do programa - ou da sua extensão - os agentes estão adictos, viciados nesse dinheiro certo todos os dias. Será difícil o BC se desvencilhar de sua própria "armadilha" no ano que vem. Atualmente, são o equivalente a US$ 100 bilhões em operações de swap cambial.

Não bastassem os melindres econômicos internos, ainda é preciso colocar na dura conta de 2015 a instabilidade do contexto internacional. Tombini mesmo avalia que a situação já está melhor, mas as principais regiões do globo estão em estágios diferentes de recuperação. Pode-se esperar por alguns chacoalhões aqui e ali com, claro, interferências em território doméstico.

A tradição, em épocas de fim de ano, é renovar as esperanças e contar com dias melhores no ano seguinte. Para 2015, no entanto, está difícil traçar um prognóstico mais positivo. Sabe-se que a inflação vai subir. Sabe-se que os juros terão de acompanhar essa alta e não se sabe para onde o dólar vai. A única certeza é que o Brasil não tomará outro 7 a 1 da Alemanha na Copa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter