X

Economia

Atividade econômica recua 0,01% em setembro, diz BC

O indicador de setembro de 2013 ante o mesmo mês de 2012 ficou abaixo da mediana (+3,65%), mas também dentro das previsões (+1,15% a +4,50%)

Publicado em 14/11/2013 às 12:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) ficou praticamente estável em setembro ante agosto, registrando taxa negativa de 0,01%, após ter leve alta de 0,09% em agosto ante o mês anterior (dado revisado), na série com ajuste sazonal. Dados divulgados nesta quinta-feira, 13, pelo BC mostram que o número passou de 145,82 pontos em agosto, na série dessazonalizada, para 145,80 pontos em setembro.

O resultado do IBC-Br ficou abaixo da mediana das projeções dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções (+0,20%), mas dentro do intervalo das estimativas, que iam de um recuo de 0,40% a uma alta de 0,60%).

Nos 12 meses encerrados em setembro de 2013, o crescimento foi de 2,49% na série sem ajuste. No acumulado do ano até o mesmo mês, houve alta de 2,82% (sem ajuste). Na comparação entres os meses de setembro de 2013 e de 2012, houve expansão de 3,33% na série sem ajustes sazonais. Na série observada, setembro terminou com IBC-Br em 144,98 pontos.

O indicador de setembro de 2013 ante o mesmo mês de 2012 ficou abaixo da mediana (+3,65%), mas também dentro das previsões (+1,15% a +4,50%) dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) ficou praticamente estável em setembro ante agosto, registrando taxa negativa de 0,01%, após ter leve alta de 0,09% em agosto ante o mês anterior  (Foto: Divulgação)

O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Entre os componentes do indicador está a Pesquisa Industrial Mensal, que mostrou alta de 0,9% em setembro ante agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As expectativas apontavam para uma taxa menor, de 0,5%, segundo levantamento do AE Projeções.

Outro componente importante do índice do BC são os números do varejo divulgados na quarta-feira, 12, pelo IBGE, que mostraram avanço de 0,5% em setembro ante agosto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter