X

Divertida

Crianças do projeto “Pequeno Cidadão” conhecem redação do Diário Oficial

Visita foi parte da programação da Semana da Comunicação, realizada pelo projeto mantido pela Prefeitura no Centro de Assistência Social de Morrinhos

Publicado em 11/05/2013 às 19:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lágrimas, euforia e diversão marcaram a visita das crianças do projeto Pequeno Cidadão, do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Morrinhos, ao Diário Oficial da Prefeitura de Guarujá. A visita fez parte da programação da Semana da Comunicação realizada pelo projeto, que integra o Programa de Atenção Integral à Família (Paif) e contempla a faixa etária de 7 a 14 anos.

Na tarde da última terça-feira (7), 40 crianças foram recebidas na sala de reuniões do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho pela prefeita Maria Antonieta de Brito; pela secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Elizabete Maria Gracia da Fonseca; pela secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria Angélica de Araújo Cruz; e pela equipe do Diário Oficial.

Em seu discurso de recepção aos pequenos cidadãos, a chefe do Executivo falou com a voz embargada sobre o trabalho do Cras realizado no bairro onde ela viveu. “Fico emocionada de ver o que o Cras está fazendo e a alegria e participação de vocês. O Diário Oficial é um documento histórico e vocês ficarão na história dessa Cidade”, declarou.

A prefeita Maria Antonieta de Brito recebe as crianças do projeto \

As crianças conheceram a equipe do Diário Oficial, passaram pela redação e aprenderam o que faz o jornalista, o pauteiro, o fotógrafo, o editor e o diagramador. Nicole Gonçalves Costa, de 11 anos, gostou mais da função do jornalista. “O trabalho do jornalista é muito bom. Eu leio jornal às vezes. Agora, vou ler mais”, afirmou.

O jornalista também é o profissional de uma redação pelo qual a pequena Heliene Tamirez de Souza mais se interessou. “Eu gosto de escrever também. Hoje foi divertido e aprendemos muita coisa nova”, disse Heliene.

Já Ana Lucia, de 14 anos, gostou mais do trabalho do fotógrafo. “Quando eu tiver idade suficiente, vou me inscrever em um curso de fotografia”, contou.

A responsável pelo Programa de Atenção Integral à Família, Norma Cristina Carramenha, também se emocionou ao falar sobre as crianças atendidas pelo Cras. Ela explicou que a visita foi mais do que uma tarde de aprendizado. “Eles vão escrever sobre essa visita, isso estimula a escrita e a leitura. Porém, o mais importante foi abrir os seus olhos para novos horizontes. Eles não acham que é possível sonhar, mas nós ensinamos que eles podem. A recepção da prefeita e da secretária os mostrou que eles são importantes”, afirmou Norma.

Pequeno Cidadão – O projeto integra o Programa de Atenção Integral à Família (Paif) e é desenvolvido pela Prefeitura e o Governo Federal no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morrinhos (Rua Manoel Vicente de Brito, s/n – Morrinhos III).

O “Pequeno Cidadão” atende a comunidade de Morrinhos desde 2010. A ação é realizada para fortificar os vínculos familiares e sociais das crianças. Para isso, são promovidas atividades lúdicas, culturais, educativas e, principalmente, lazer.

Ao todo, 75 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social são atendidas pelo Paif, em dias alternados, divididos por turmas que frequentam o local duas vezes por semana. No mês passado, o Cras Morrinhos acompanhou 276 famílias, além dos atendimentos individualizados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem que fazia 'delivery' de maconha é preso em flagrante em Mongaguá

'Disque Droga' funcionava no bairro Itaguaí e funcionava com divulgação nas redes sociais

Diário Mais

Siga 8 passos para tratar a piscina para evitar casos de dengue

Prática saudável da natação pode ser comprometida se medidas adequadas não forem adotadas para prevenir a proliferação do aedes aegypti

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter