Diário Mais

Conheça a história dos tradicionais canais de Santos

Referência geográfica para moradores e turistas, eles carregam uma estranha beleza

Jeferson Marques

Publicado em 18/04/2024 às 16:00

Atualizado em 18/04/2024 às 16:01

Compartilhe:

O Canal 2, em Santos / Nair Bueno/Diário do Litoral

Os canais de Santos são uma grande referência geográfica para turistas e moradores da cidade. Quem nunca deu como ponto de referência de um consultório médico o Canal 2? Ou, ainda, disse que o tal supermercado mais em conta fica ao lado do Canal 3? Pois bem, mas você sabe a história dos tradicionais canais santistas?

Essa narrativa começa há séculos atrás, quando a Ilha de Santos era retalhada por alguns rios. Com a chegada da civilização e o crescimento urbano, os alagamentos em diversos bairros da cidade eram quase que constantes, assim como as doenças que isso trazia, o que fez com que as autoridades pensassem em alternativas.

Foi aí que entra na história o nome de Francisco Saturnino Rodrigues de Brito. Sanitarista e hoje conhecido por ser o Patrono da Engenharia Sanitária Brasileira, ele sugeriu, em 1905, implementar canais de drenagem que serviriam de suporte aos emissários de esgoto, separando as águas dos rios e córregos do esgoto da cidade.

Com a ideia de Saturnino de Brito em prática, era inevitável precisar remodelar todo o restante do sistema de saneamento da cidade. Daí em diante este mesmo esgoto passou a ser encaminhado por encamentos que eram inclinados e enterrados no solo, despejando seu comteúdo até as estações de tratamento adequadas.

Com a separação era preciso captar a água das chuvas, e é aí que os canais santistas surgem. A criação deles (dos sete, por sinal) foram pensados, planejados e criados para, exclusivamente, captar as águas pluviais (chuvas). 

Perceba que estes canais são à céu aberto, o que os difere dos canais que ficam "escondidos" na cidade (subterrâneos), que servem para captar o esgoto.

O que se pode afirmar é que os canais de Santos viraram um cartão-postal da cidade, indo muito além do que um super projeto de engenharia.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Zoonoses do Litoral de SP abre agendamento para castração gratuita de animais

Município está disponibilizando 200 vagas

Cotidiano

Rios voadores estão trazendo fumaça das queimadas para o litoral de SP; entenda

Se você olhou para o céu nesta quinta-feira (12), provavelmente notou uma névoa de tom acinzentado. Saiba mais detalhes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter