X

Diário Mais

Conheça a história dos tradicionais canais de Santos

Referência geográfica para moradores e turistas, eles carregam uma estranha beleza

Jeferson Marques

Publicado em 18/04/2024 às 16:00

Atualizado em 18/04/2024 às 16:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Canal 2, em Santos / Nair Bueno/Diário do Litoral

Os canais de Santos são uma grande referência geográfica para turistas e moradores da cidade. Quem nunca deu como ponto de referência de um consultório médico o Canal 2? Ou, ainda, disse que o tal supermercado mais em conta fica ao lado do Canal 3? Pois bem, mas você sabe a história dos tradicionais canais santistas?

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Essa narrativa começa há séculos atrás, quando a Ilha de Santos era retalhada por alguns rios. Com a chegada da civilização e o crescimento urbano, os alagamentos em diversos bairros da cidade eram quase que constantes, assim como as doenças que isso trazia, o que fez com que as autoridades pensassem em alternativas.

Foi aí que entra na história o nome de Francisco Saturnino Rodrigues de Brito. Sanitarista e hoje conhecido por ser o Patrono da Engenharia Sanitária Brasileira, ele sugeriu, em 1905, implementar canais de drenagem que serviriam de suporte aos emissários de esgoto, separando as águas dos rios e córregos do esgoto da cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com a ideia de Saturnino de Brito em prática, era inevitável precisar remodelar todo o restante do sistema de saneamento da cidade. Daí em diante este mesmo esgoto passou a ser encaminhado por encamentos que eram inclinados e enterrados no solo, despejando seu comteúdo até as estações de tratamento adequadas.

Com a separação era preciso captar a água das chuvas, e é aí que os canais santistas surgem. A criação deles (dos sete, por sinal) foram pensados, planejados e criados para, exclusivamente, captar as águas pluviais (chuvas). 

Perceba que estes canais são à céu aberto, o que os difere dos canais que ficam "escondidos" na cidade (subterrâneos), que servem para captar o esgoto.

O que se pode afirmar é que os canais de Santos viraram um cartão-postal da cidade, indo muito além do que um super projeto de engenharia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Catador de latinhas morre após ser atropelado por viatura em Mongaguá

O caso aconteceu no último sábado e o homem foi levado para o Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande.

Nacional

Memorável! Madonna se torna a mulher com o maior público da história da música

Show da artista aconteceu no último sábado (4) na praia de Copacabana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter