X

Cultura

Índios da Aldeia Paranapuã marcaram presença na encenação de São Vicente

Cerca de 30 indígenas expuseram e venderam artesanato junto a arena durante as cinco noites de apresentações

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/01/2014 às 12:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Colares, arcos e flechas, cestos coloridos, animais entalhados em madeira e vários outros adornos típicos da cultura indígena foram expostos e vendidos pela comunidade indígena da Aldeia Paranapuã, no estande montado pela Secretaria da Cultura, durante as cinco noites de apresentações da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente.

Cerca de 30 índios guaranis da aldeia, localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí, participaram da mostra, em meio às comemorações dos 482 anos da primeira Cidade do Brasil. O convite foi feito pela Secult, meses antes, ao cacique Alcides, que prontamente aceitou a participação em nome da comunidade indígena.

A Secult está empenhada em preservar a cultura indígena em São Vicente, observando a legislação vigente, abrindo espaço em diversos eventos promovidos pela Prefeitura. Além disso acompanha de perto ações de outros órgãos como o Conselho Tutelar, a Secretaria de Assistência Social e a Funai, em especial no aspecto que trata da segurança das crianças e adolescentes guaranis que vivem na Cidade.

Durante o período em que estiveram na Praia do Gonzaguinha, os guaranis responderam a muitas perguntas de turistas e moradores da Cidade, não só sobre a confecção do artesanato que expuseram, mas também sobre o modo de vida e costumes indígenas.

Índios da Aldeia Paranapuã durante a encenação de São Vicente (Foto: Divulgação/Secult)

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6444, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 20.500.000,00

Polícia

Homem que fazia 'delivery' de maconha é preso em flagrante em Mongaguá

'Disque Droga' funcionava no bairro Itaguaí e funcionava com divulgação nas redes sociais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter