Danças árabes são tema da Virada Cultural no Museu do Café

Serão duas apresentações de danças características da região, que serão realizadas em meio às comemorações ao Ano do Catar no Brasil

Comentar
Compartilhar
29 MAI 201411h22

A Virada Cultural paulista acontece entre os dias 31 de maio e 01 de junho, e o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, participa das atividades com uma programação especial voltada à cultura árabe, em homenagem ao Ano do Catar no Brasil. Serão duas apresentações de danças características da região, que enfatizam a elegância predominante nas manifestações culturais local, ambas ministradas pelo Espaço Artístico Malaika.

No dia 31, às 19h, o Museu recebe uma apresentação de Dança do Ventre Clássica, famosa por seu estilo único. Na performance, duas bailarinas aliam técnicas que envolvem todo o corpo, utilizando vibrações, ondulações e rotações - movimentos sempre ligados aos ritmos da música árabe.

No dia seguinte, às 16h, outra modalidade de Dança do Ventre será demonstrada ao público. O estilo folclórico Rhassa, uma variação da dança tradicional, inclui a participação de um homem junto às bailarinas. Essa formação permite também coreografias da Dança Dabke, originalmente masculina. Ambas as atividades são gratuitas e acontecem na Cafeteria do Museu.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Danças árabes serão tema da Virada Cultural no Museu do Café neste ano (Foto: Arquivo/DL)