Concerto da Sinfônica do Estado encerra 19º Tocando Santos

Os acordes da Osesp serão ouvidos em Santos no dia 15, no tradicional concerto ao ar livre na praia do Gonzaga, às 19h30.

Comentar
Compartilhar
02 DEZ 201312h25

Os acordes da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) serão ouvidos em Santos no dia 15, no tradicional concerto ao ar livre na praia do Gonzaga, às 19h30, encerrando a 19ª edição do projeto Tocando Santos. Sob a batuta da regente titular, a nova-iorquina Marin Alsop, a apresentação gratuita também marca o fim da temporada 2013 do corpo sinfônico, que participa do evento pelo sétimo ano consecutivo.

A divulgação oficial do concerto foi feita nesta sexta-feira (29) no salão nobre do paço, na presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski; do secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, Edmur Mesquita, entre outros representantes da administração municipal, patrocinadores e parceiros.

A importância do acesso aos bens culturais para a formação e desenvolvimento do cidadão foi destacada pelo chefe do Executivo. “Levar esse evento para ambientes abertos, a um espaço democrático que é a praia, oferece a possibilidade de todos prestigiarem uma das orquestras mais respeitadas do mundo”. Já Edmur Mesquista disse que o projeto se consagrou e criou plateia permanente nos 12 concertos realizados na temporada.

Sob a batuta da regente titular, a nova-iorquina Marin Alsop, a apresentação gratuita também marca o fim da temporada 2013 do corpo sinfônico, que participa do evento pelo sétimo ano consecutivo

Repertório especial
Obras de Beethoven (Quinta Sinfonia) e Stravinsky (A Sagração da Primavera) farão parte do repertório. “Será um concerto especial em um ano importante para o mundo da música, que é o centenário da Primavera de Stravinsky. É uma situação ímpar apresentar um concerto na praia”, disse o diretor Nestrovski.

Nesta edição, o ‘Tocando Santos’ homenageou os maestros Roberto Farias e, in memorian, Juan Serrano e a pianista Ione Mesquita. Também estavam o vice-prefeito Eustázio Alves Pereira Filho e o secretário de Cultura, Raul Christiano. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da prefeitura, Sesc, Sabesp e Sistema A Tribuna de Comunicação.

Foto: Rê Sarmento