X

Cultura

Companhia de Fortaleza encena no FESTA 60 neste domingo

Com tema ‘Mulheres em Cena: Da luta de Pagu aos dias de hoje’, evento do Movimento Teatral da Baixada Santista ocorre até dia 2.

Rafaella Martinez

Publicado em 26/08/2018 às 11:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Programação tem variedade de temas e opções, como a "Cinderela Brasileira". / Divulgação

O domingo está repleto de apresentações gratuitas. O teatro ocupa a Rua de Lazer de Santos, com três montagens gratuitas e abertas ao público de todas as idades. A partir das 10h as Praiaças ocupam a rua com um cortejo diferente. 

Na montagem, um grupo de 10 mulheres palhaças resolvem parodiar canções popularmente conhecidas, cantadas e escritas por autoras mulheres, colocando suas opiniões e indagações em cada letra ali cantada e gritada como forma de luta e resistência. Depois desse CAMINHAR, lançam sua ancora a além-mar e contam suas histórias, deixando com que o público presente se delicie com as palhaçadas e estados de cada Praiaça, com números de adivinhações, mimicas, dança e charadas eles finalizam o cortejo cênico musical com uma grande oração para Santa Luzia, santa de todas as palhaças.

Em seguida, é encenado a peça 'Cinderela Brasileira', da Casa 3 de Artes de Guarujá. Com texto e direção de Kadu Veríssimo, um contador de causos apresenta personagens típicos do sertão nordestino revelando a história de Cinderela Brasileira, a Gata Cangaceira. O clássico ganha uma nova roupagem e características amplamente conhecidas do nordeste brasileiro: sotaque arrastado, o cancioneiro e o jeito autêntico desse povo festeiro e sonhador. 

Ainda na Orla, o Coletivo Makeshake apresenta ‘Willian...e nós...’, espetáculo performático que tem como tema o conteúdo narrativo de toda a obra dramatúrgica de William Shakespeare re-significada pela criação de 46 performers. Em 40 espaços cenográficos, tais como gazebos, guarda-sóis, esteiras e beira do mar, as obras do autor são abordadas, cenicamente, por atores que representam suas personagens, mas que, também, constroem, como performers, seu depoimento pessoal sobre a obra, num encontro entre o passado renascentista e a contemporaneidade. Para o espetáculo, o público, preferencialmente, deverá estar com seus trajes de banho.

A Feirarte recebe, às 18h30, o espetáculo ‘O Canto das Mulheres do Asfalto’, de São Paulo. No espetáculo, as mulheres desistem de parir, negando o futuro e dando fim ao morticínio dos seus filhos pela crueldade presente. Exaltando um agora sem ficções futuras, sem esperanças inúteis. O Canto das Mulheres do Asfalto é composto por diversos cantos que desdobram a premissa de um mundo onde as mulheres se recusam a parir novos filhos.  Cansadas da realidade atual, elas cantam suas confissões na esperança de que reavaliemos nosso presente. Refletem sobre a sociedade contemporânea, nossas prioridades e escolhas, nosso futuro.

Já no Teatro Municipal, o TEP – Teatro Experimental de Pesquisas Unisanta abre a exposição em homenagem aos 50 anos do grupo. A mostra reúne boa parte de seu acervo imagético (figurinos, adereços, cartazes, festivais, fotografias), com curadoria de Gilson de Melo Barros e Lindalva Parolini. Completa a programação de homenagens o espetáculo ‘As Fiandeiras’, que reúne recortes de seis narrativas escritas e interpretadas, em sua maioria, por mulheres, tratando de questões restritas ao universo feminino, tema desenvolvido pelo grupo a partir de seminário realizado sob o foco “O Princípio Feminino”. 

O Núcleo Sem Drama, de São Paulo, encena ‘A farsa do açúcar queimado ou a mulher que virou pudim’. A comédia musical documentária é inspirada na história de uma lavadeira condenada pela Inquisição vinte anos depois dos Pé Rapados perderem a guerra para os Mascates do Recife. Com oito atrizes/cantoras/instrumentistas no elenco, o espetáculo de rua alterna a comédia rasgada com a narrativa épica, sem apelar para o melodrama. Uma farsa épica do Brasil Colônia cheia de som, fúria, gargalhadas, lágrimas, suspense e terror.

Por sua vez, o Centro Cultural Cadeia Velha de Santos recebe ‘Entre Nós’, do Coletivo Arremate de Teatro de Fortaleza. No palco, grades de metal e objetos ditos femininos pairam pelo ar para questionar o que, de fato, é ser mulher. Nas palavras da companhia cearense, "Entre Nós: Buzinas, Chicotes e Ácido" coloca uma lupa sobre a proteção aterrorizante de homens que cometem crimes, em contrapartida à minimização da mulher. 

Questões como violência doméstica, empoderamento e equidade permeiam o texto, que leva as assinaturas do quarteto de atrizes em cena a partir de suas próprias experiências pessoais. 

AGENDA – AGENDA

Domingo, 26 De Agosto (hoje): 

12h30 – Orla da Praia | Willian...e nós..., do Coletivo Makeshake (Baixada Santista)

14h - Centro Cultural Cadeia Velha de Santos | Roda de Conversa ‘Perspectiva Histórica e Contemporânea da Mulher no Teatro 

16h – Cine Arte Posto 4 | ‘A Falecida’, na Mostra de Longas FESTA 60

18h30 - Feirarte |O Canto das Mulheres do Asfalto, d’ O Canto das Mulheres do Asfalto (São Paulo)

19h – Teatro Municipal Brás Cubas | Abertura da Exposição TEP 50 anos

19h – Teatro Municipal Brás Cubas | As Fiandeiras, do TEP (Santos)

20h30 – Praça dos Andradas | A Farsa do Açúcar Queimado ou A Mulher que virou Pudim, do Núcleo Sem Drama (São Paulo)

21h30 – Centro Cultural Cadeia Velha de Santos | Entre Nós, do Coletivo Arremate de Teatro (Fortaleza)

22h30 – Praça dos Andradas | Intervenção ‘ABSM – Desobediente, Malcriada e Subversiva’

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai atravessar? Mau tempo e maré baixa elevam tempo de espera na balsa

As balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter