X

Cotidiano

Zona Noroeste: estacionamento para carros abandonados

Diário do Litoral percorreu ruas da Cidade a flagrou abandono de 11 veículos

Publicado em 17/05/2014 às 03:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Zona Noroeste, em Santos, se tornou um estacionamento de carcaças. Carros velhos em condições precárias, praticamente estruturados só com as latarias enferrujadas, alguns sem pneus, tomam espaço nas ruas. Em vistoria realizada ontem, a reportagem do Diário do Litoral flagrou oito veículos abandonados na região. Nos bairros Centro e Pompeia, mais três.

Durante o percurso, o DL flagrou o primeiro veículo abandonado na Rua Francisco Lourenço Gomes Júnior, na altura do número 546, no bairro Areia Branca. Um veículo Fusca com a lataria totalmente enferrujada e sem um dos para-lamas.

Outro Fusca em condições parecidas estava na Avenida Eleonor Roosevelt, na Vila São Jorge, próximo ao número 142. Na mesma avenida, na esquina com a Rua Domingos José Martins, seis carros também em precárias condições tomavam espaço das duas vias. No local funciona uma oficina de desmanche. Não podendo abrigar todos os veículos dentro do estabelecimento, o proprietário da oficina estaciona os carros nas ruas públicas.

Saindo da Zona Noroeste, a Reportagem encontrou mais três carros abandonados em outros pontos da Cidade. O primeiro foi na Rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro José Menino. Um veículo Gol, próximo ao número 270.

A maioria dos carros abandonados se concentra na Zona Noroeste (Foto: Luiz Torres/DL)

Funcionária de um pet shop no local, Celeste Fátima dos Santos conta que o carro está estacionado naquele trecho há quase um ano. “As pessoas do bairro já ligaram para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos), mas não adianta. Os agentes vêm aqui e ninguém recolhe”.

Já no Centro de Santos, dois carros em estado de abandono foram flagrados bem próximos um do outro pelo DL. Um veículo Fiorino, sem uma das portas, com a lataria enferrujada, estava estacionado ontem na Avenida Conselheiro Nébias, próximo ao cruzamento com a Rua João Pessoa. Seguindo pela avenida e virando na Rua General Câmara, um antigo Kadett, também em precárias condições.

Prefeitura
Diante da vistoria e os flagrantes do Diário do Litoral, a Prefeitura de Santos, através da CET, explicou quais as providências que podem ser tomadas. Em nota, a companhia diz que “os veículos que, comprovadamente, estiverem em situação de abandono nas ruas, trazendo prejuízos à segurança do trânsito, à saúde pública e ao meio ambiente, poderão ser removidos pela CET e levados ao pátio municipal. A constatação de abandono é feita por agentes da CET, que vão ao local na tentativa de obter informações sobre a situação do veículo e buscando contato com o proprietário”.

Ainda de acordo com o órgão, pela resolução 001/2006, é necessário aguardar 15 dias para que se comprove o abandono do veículo. O passo seguinte é a notificação do proprietário por meio de correspondência, para que o retire. Não sendo localizado o dono, a comunicação é feita por edital no Diário Oficial de Santos. Veículos utilizados para desmanche nas ruas também são considerados abandonados e seguem as mesmas normas.

A CET ressalta que em 2013, mais de 500 veículos foram retirados das vias. Neste ano, mais de 200 retirados e outros 100 em processo de fiscalização. Para denúncias, o telefone é 0800-7719194.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter