X

Cotidiano

Violinista Adelci Paulino entra para o Livro dos Recordes

Mineira de Juiz de Fora, Adelci Groia Paulino recebeu, em 2001, o título de Cidadã Santista por seu trabalho em prol da música

Publicado em 03/05/2013 às 19:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na semana em que completou 98 anos (29/04/1915), a violinista Adelci Paulino, da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, entrou para o ‘Guinness World Records’ (antigo Guinness Book), como ‘Oldest Professional Violinist’ (‘Violinista Profissional Mais Velha’).

Mineira de Juiz de Fora, Adelci Groia Paulino recebeu, em 2001, o título de Cidadã Santista por seu trabalho em prol da música. Atuou como membro da Orquestra Sinfônica Brasileira (1940), além de participar da Orquestra de Câmara da Sociedade Bach e da Orquestra de Concertos de São Paulo. Em Santos, foi spalla da sinfônica e criadora do Quarteto Martins Fontes.

Para o maestro da OSMS, Luís Gustavo Petri, “este prêmio é uma grande honra não só para Sinfônica, mas para o Brasil”. Segundo ele, o próximo concerto da sinfônica, dia 16, na Igreja da Pompeia, homenageará a violinista.

Adelci Paulino foi spalla da sinfônica e criadora do Quarteto Martins Fontes (Foto: Candido Gonzalez/Divulgação)

Adelci, no momento, está de licença da orquestra, mas seu filho, o também músico e médico Eduardo Paulino, diz que a mãe deve retomar em breve suas atividades. Quanto ao prêmio, Eduardo afirma: “Transcende o trabalho de uma vida. Marca a arte e a cultura de nossa Cidade e mostra um exemplo de dedicação a ser seguido pelos jovens”.

A inscrição de dona Adelci para entrar no Guinness World Records foi um trabalho realizado pelo figurinista e crítico de arte Jean Louis, auxiliado por Renata Migliati, tradutora dos textos. Jean Louis relatou que acompanha a violinista há muitos anos, e que mesmo após tarefa árdua, em mais de três anos de trabalho para reunir os documentos, valeu a pena. “Estou muito contente. É uma satisfação conseguir que dona Adelci receba uma homenagem como esta, ainda em vida”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça 10 cidades onde você pode viver com até R$ 7.700 pelo mundo

O relatório também considerou amenidades como o acesso à internet de alta velocidade e oportunidades de networking

Praia Grande

Atendimento em UPA termina em confusão em Praia Grande; VÍDEO

Origem da confusão se da pela falta de médicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter