X

Cotidiano

Verificação anual de taxímetros e mudança de tarifa acontece de 26 a 30 de maio em SV

Realizada pelo IPEM-SP, verificação é obrigatória a todas as categorias de táxi. O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do instituto

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/05/2014 às 16:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Todos os taxistas do município de São Vicente deverão passar, de 26 a 30 de maio, pela verificação periódica anual de taxímetro e mudança de tarifa. Realizada pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), a ação será realizada na Praça Cora Coralina, altura do número 208 – Cidade Náutica. A aferição é obrigatória a todas as categorias de táxi e a validade é anual.

O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não é realizada.

No ato da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
- certificado de propriedade do veículo;
- certificado de verificação do IPEM-SP referente ao exercício de 2013;
- GRU quitada;
- comprovante de endereço;
- Guia de serviço fornecida pela oficina que efetuou a mudança de tarifa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3235-7815 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Santos, localizada à Rua Amazonas, 83 – Campo Grande.

Todos os taxistas do município deverão passar pela verificação periódica anual de taxímetro e mudança de tarifa (Foto: Divulgação)

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase "verificado até 2015". “Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta”, alerta Alexandre Modonezi, superintendente do IPEM-SP.

O valor da bandeirada é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio dos telefones 0800 013 0522 (São Paulo) e (11) 3581-2019 (outras localidades) e do e-mail [email protected]. No site www.ipemsp.gov.br está disponível para download o Guia Prático de Consumo com dicas sobre o que o consumidor deve observar na compra de diversos produtos. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Dublador de Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, estará no Anime Santos Geek Fest

O evento é o maior no estilo 'indoor' (em ambiente interno) da Baixada Santista

Guarujá

Ministério autoriza obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá

Prefeitura do município informou que está realizando o processo conforme os ajustes necessários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter