X

Cotidiano

Trabalhadores clamam por retorno à praia em Praia Grande

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE) recebeu uma representação da Associação Trabalhadores da Orla da Praia

Carlos Ratton

Publicado em 28/07/2020 às 07:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Trabalhadores fizeram manifesto na porta de Câmara de Vereadores de Praia Grande por volta às atividades na praia / Divulgação

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE) recebeu uma representação, da Associação dos Trabalhadores da Orla da Praia (ATOP), pedindo abertura de inquérito civil para apura possível descumprimento de preceito constitucional ou abuso de poder em ato administrativo do prefeito Alberto Mourão (PSDB), por impedir livre acesso de carrinheiros e ambulantes na areia da praia.

A Associação, presidida por Luiz Fernando Moraes Trevisan, representa trabalhadores responsáveis por cerca de 10 mil famílias. "Em Praia Grande, atualmente, somente os trabalhadores não podem ter acesso à praia. Um absurdo que precisa ser corrigido. Caso contrário, muita gente morrerá de fome no Município", afirma Fernando Trevisan.

O documento se encontra nas mãos do promotor Marlon Machado da Silva Fernandes. Recentemente, a ATOP promoveu uma manifestação em frente à Câmara, alertando a falta de projetos. Um ofício também foi protocolado no Legislativo.

Segundo Trevisan, Mourão impôs restrição total em ambiente livre, enquanto bares, botecos e restaurantes estão atendendo normalmente, servindo almoços, porções, e tudo mais.

"Se nesses ambientes fechados, pequenos, com pouca circulação, foi possível a abertura, o que dizer das praias, com ampla ventilação e toda a amplitude favorável da natureza. Queremos que o MPE promova uma reunião para equacionar a situação", afirma Trevisan.

O representante dos trabalhadores garante que sequer há um estudo para justificar o fechamento da praia, que poderia ser aberta com cuidados básicos e fiscalização.

Prefeitura

A Prefeitura informa que a opção de não ter pessoas na praia é para evitar que muitos que estão sem trabalhar em suas cidades ou em home office venham atraídos pela praia e propaguem a doença.

"A praia nunca teve movimentação no período de inverno, quando carrinheiros e ambulantes não trabalhavam. Eles exercem outras atividades e retornavam na alta temporada. Mesmo assim, no início da pandemia, eles foram apoiados com um suporte social e puderam trabalhar com distanciamento de até 300 metros de sua residência, seguindo os protocolos de higiene e distanciamento social", afirma.

Eleição

"Vejo isto como uma atitude política. Alguém que funda uma associação que não tem a maciça presença de todos os ambulantes da Cidade, tem uma diretoria que não teve uma assembleia e é pré-candidato a vereador declarado pelas redes sociais. Não cabe uma ação civil pública e ele sabe que isso pode caracterizar crime eleitoral", aponta Mourão, referindo-se a Trevisan.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter