Torre dos jurados do emissário submarino será ampliada

A obra deve começar neste semestre, após a conclusão da concorrência. Os envelopes da primeira fase do processo serão abertos no dia 16 de abril

Comentar
Compartilhar
19 MAR 2018Por Da Reportagem20h18
A torre é composta por andar térreo e mais dois pavimentosFoto: Divulgação/PMS

Mais um equipamento do Emissário Submarino, no José Menino, ganhará melhorias. Além do Museu do Surf, a torre dos jurados, voltada para competições da modalidade será reformada, ampliada e ganhará acessibilidade. A obra deve começar neste semestre, após a conclusão da concorrência. Os envelopes da primeira fase do processo serão abertos no dia 16 de abril.

A torre é composta por andar térreo e mais dois pavimentos. A ampliação vai ser executada no segundo pavimento, destinado aos árbitros, para melhorar as condições de avaliação das manobras nos campeonatos de surfe. O andar será projetado para a frente em um metro, com estrutura metálica e fechamento em vidro e serão instaladas luminárias em LED.

Os recursos para a obra, no valor de R$ 1,5 milhão, foram obtidos por meio de convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). O vencedor da licitação deverá executar os serviços no prazo de um ano e dois meses.Toda a intervenção será supervisionada pela pasta de Infraestrutura e Edificações.

Acessibilidade

No piso térreo será construída uma rampa de acesso com guarda corpos em inox. O banheiro, no mesmo piso, será reformado para PCD (pessoas com deficiência). O projeto inclui um elevador de uso restrito para pessoas com mobilidade reduzida, pisos táteis e direcionais.

O primeiro andar, destinado à imprensa, ganhará um banheiro. No entorno haverá plantio de grama e será possível resolver o problema da caixa d'água de 15 mil litros que abastece todo o Parque, instalada ao lado da torre, com a substituição por três caixas d'água de 5 mil litros cada, que ficarão no prolongamento da arquibancada para 660 pessoas, junto ao quebra-mar.

Parque

São mais de 40 mil m² à beira-mar especialmente dedicados a atividades esportivas, culturais e de lazer. O Parque Municipal Roberto Mário Santini (José Menino), construído sobre a plataforma do emissário submarino, avança 400 metros mar adentro e ainda tem como destaque a escultura da artista plástica Tomie Ohtake, de 15 metros de altura.

O espaço conta com playground, pista de skate com 1.100 m², ciclovia, mesas ao ar livre para jogos, e áreas de convivência; heliponto, pistas para corrida e caminhada. Além de arquibancada, torre de jurados e o Museu do Surf. Os dois últimos, em processo licitatório para revitalização.