X

Cotidiano

Telecomunicações lideram no Cadastro de Reclamações 2014 do Procon-SP

A lista contém demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas junto aos fornecedores

Publicado em 24/03/2015 às 12:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No mês do Consumidor, o Procon estadual de São Paulo, disponibiliza no site o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas de 2014, com os dados da Fundação Procon-SP e de mais 42 Procons municipais, num total de 8.451 empresas.

A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas junto aos fornecedores.

Destaques

Os três primeiros colocados no Cadastro são o grupo Vivo/Telefonica, o grupo Claro/NET/Embratel e a empresa Lenovo/CCE, respectivamente. É a primeira vez, desde 2011, que uma empresa de produtos aparece entre as dez primeiras colocadas.

Os serviços de telecomunicações ficaram em primeiro lugar com 19% das reclamações, seguido pelos das instituições financeiras com 15%. Em relação aos problemas apontados pelos consumidores, cobrança (30%) e vício ou má qualidade de produto (18%) respondem juntos por quase 50% das reclamações no Cadastro.

Em 2014 foram realizados 942.511 atendimentos (Foto: Divulgação)

O setor financeiro continua a apresentar o pior índice de atendimento das reclamações fundamentadas. A Caixa Econômica Federal lidera com 61% dos problemas não resolvidos.

Na classificação por índice de solução, as três primeiras colocadas no Cadastro (Vivo/Telefonica, Claro/NET/Embratel e Lenovo/CCE) passam a figurar na 34ª, 47ª e 48ª colocação, respectivamente. Isso demonstra que, apesar da grande quantidade de reclamações, as empresas têm se empenhado junto ao Procon para resolver os problemas. Por outro lado, a MRV Engenharia, a Faculdade Anhanguera e a Unimed respondem pelos três primeiros lugares deixando sem solução 87%, 69% e 63% das reclamações fundamentadas.

Em 2014 foram realizados 942.511 atendimentos. Deste total, 63.135 resultaram em reclamações fundamentadas, sendo que 52% foram atendidas. O índice total de solução é de 89%.

O crescente aumento da participação dos Procons – em 2013 eram 26, representando 35% das reclamações – refletiu diretamente no resultado do Cadastro Estadual: em 2014, o interior representou 56% das reclamações.

Para a diretora-executiva da Fundação Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro, as empresas devem se organizar melhor para atender o consumidor. “Os fornecedores devem encontrar mecanismos de atendimento mais eficientes e ágeis em seus canais de comunicação, buscando maneiras efetivas de prevenção e de pronta resolução”, enfatiza Ivete.

Veja aqui os dados do ranking.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter