Teatro e oficinas gratuitas na Baixada Santista

O Galpão Cultural recebe inscrições para novos cursos gratuitos a serem ministrados a partir de abril por diversos artistas de Cubatão

Comentar
Compartilhar
17 MAR 2018Por Da Reportagem10h30
A peça 'Eu, Migo e meu Umbigo' será realizada neste final de semanaFoto: Divulgação

Situado no Parque Anilinas, o Galpão Cultural recebe inscrições para novos cursos gratuitos a serem ministrados a partir de abril por diversos artistas da Cidade. A partir do dia 20, serão abertas inscrições para oficina de educação patrimonial ‘Cubatão: Identidade e Memória’, a ser ministrada pelo historiador e servidor público Welington Ribeiro Borges.

No mesmo dia, também abrirão as vagas para a oficina de iniciação à fotografia ‘Em busca de outros olhares’, por Sander Newton, do Coletivo 302. Sander é especialista na área pela Universidade Estadual de Londrina.

Ainda a partir do dia 23 haverá a abertura de vagas para as atividades formativas de Inglês e de Laboratório Musical. Mais detalhes para as inscrições virtuais estão disponíveis pela página: www.facebook.com/galpaoculturalcubatao .

As ações têm apoio dos coletivos cênicos locais que utilizam o espaço municipal, bem como da Prefeitura, via secretarias de Cultura e de Turismo.

Teatro

O Galpão Cultural tem programação gratuita esse fim de semana.

16 e 17/03 - 21h - Gotas de Codeína (Cafofo Produções e Eventos). *Para maiores de 18 anos.
18/03 - 16h - Eu, Migo e meu Umbigo (Bando Pero no Mucho). *Para toda família.

Em PG, Cia de 2 apresenta hoje Nau dos Desterrados

Neste sábado (17), prepare-se para encontrar piratas se aventurando pela orla do bairro Boqueirão, em Praia Grande. O espetáculo “A Nau dos Desterrados”, do grupo Cia de 2, será apresentado gratuitamente, às 21 horas, ao lado do Centro de Informações Turísticas do Boqueirão (CIT), na altura da Rua Pernambuco.

De uma forma irreverente, a invasão pirata no Rio de Janeiro, que aconteceu em 1711, é recontada através de diversos registros históricos. Três piratas desterrados são lançados a própria sorte, à deriva no mar, descobrindo e chegando à terra de Cabral.

A partir daí, o grupo recorda histórias e revela verdades há muito tempo enterradas, tudo ao som de clássicos do rock. O público poderá participar de uma grande viagem cômica e mergulhar em uma parte da história do país.

Cabaré mobile em homenagem ao mês das mulheres

Aceitando o convite da Porto Circense, as ‘Praiaças’ Ludmilla Corrêa e Juliana Bordallo, organizam a curadoria do Cabaré Móbile ‘Viva Pagú’. A cerimônia será mestrada também por Julia Bertollini, Juliana do Espírito Santo, Cris Vanuzzi e Dani Campos, evento que comemora a sua quarta edição, trazendo o  nome e a figura  forte e potente de Patrícia Galvão, escritora , poeta, diretora teatral, cartunista, jornalista, tradutora e militante política brasileira e Santista. Ao todo são 13 mulheres palhaças envolvidas.

O Cabaré Móbile ‘Viva Pagu’ acontece hoje e começa às 20h na Avenida Almirante Cochrane. Antes disso, a Porto Circense faz seu Bazar de economia criativa, com artigos diversos, aberto gratuitamente ao público à partir das 14h.

Visando manter a tradição do circo às futuras gerações, a Porto Circense realiza também sua segunda Oficina para Crianças das 14h30 às 16h30. Logo depois, às 17h30, tem o ‘Tá Brincando’, espetáculo interativo de brincadeiras populares, acompanhadas de música ao vivo, também gratuitamente.

Serviço
Cabaré Mobile - Viva Pagu
Sábado, dia 17, às 14 horas.
Porto Circense - Avenida Almirante Cochrane, 404, Canal 5, em Santos. Ingressos de R$10 a R$ 15.

Bertioga tem Teatrada na Casa da Cultura

Amanhã, a partir das 11 horas, a Casa da Cultura recebe o espetáculo “O Passe e o Gol”, da companhia Teatro do Grande Urso Navegante,no projeto “Teatrada”. A atração é uma parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura com o Sesc Bertioga. O evento é gratuito.

 O espetáculo, baseado no livro homônimo de Juca Kfouri, está em cartaz desde 2008 e discute as dificuldades no relacionamento entre irmãos gêmeos. Quem é o melhor? É aquele que passa a bola ou quem faz o gol? Nesta história, as partidas de futebol transformam-se em momentos para refletir sobre perdas e ganhos, respeito pelas diferenças e companheirismo. Com Laerte Asnis.

A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próximo ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

Curtas

Mar em Nós
A exposição traz trabalhos de quatro fotógrafos que lançam seus olhares à bendita fonte de energia que rege as comunidades de pesca: o mar. Através de suas lentes, Adilson Felix, Anak Albuquerqueque, Christina Amorim e Walter Guaru Art captam as imagens que os cativam, mesclando o mar do pescador ao mar do artista. Piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Gratuito. Informações na página www.facebook.com/semanacaicaradesantos.
 
Exposição reúne obras de expositores do Jardim das Artes
Com obras de Ludemar Victor, Maria Solange, Mitio Adati, Nathali Cardoso e Robson Nuno, a exposição coletiva do projeto ‘Jardim das Artes’ tem a proposta difundir ainda mais os trabalhos expostos na feira de arte, poderá ser visitada até dia 30, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Projeto que teve início em 1995 e que foi oficializado em 2000, o ‘Jardim das Artes’ tem como fim divulgar as artes plásticas e a comercializar as obras, exibindo trabalhos de inúmeros artistas. Galeria de Arte Braz Cubas (2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão). A mostra segue aberta até o dia 30, com visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. A entrada é gratuita.
 
Mostra exalta a força da mulher negra
A exposição Iabás apresenta o intenso trabalho das fotógrafas Georgia Niara, Jessyca Alves, Juliana Florentino e Nayla Souza Ribeiro. As 30 imagens da mostra, que poderá ser visitada até o dia 6 de abril, além de lançar luz sobre a maneira como a sociedade enxerga a mulher negra é, em muitos casos, fruto de experiências pessoais vividas ao longo da trajetória de vida das fotógrafas. A exposição tem entrada gratuita e classificação livre. O Miss fica no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
 
Criador de Atmosfera tem trabalhos de Carmelo Gentil
Com pinturas a óleo e aquarelas, a exposição do pintor paulista Carmelo Gentil apresenta uma percepção do universo da Capital paulista e da Baixada Santista marcada pela criação de atmosferas pictóricas que valorizam a expressividade de tons e a perspectiva aérea impressionista. Pinacoteca Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. Gratuito. A exposição pode ser visitada até dia 25 de março. Outras informações pelo telefone 3288-2260 ou pelo site http://pinacotecadesantos.org.br.