X

Cotidiano

SurfLimpeza: aula de stand up em troca de microlixo

Idealizador do projeto, o educador ambiental Daniel Tomaz oferece aula gratuita a quem entregar copo com resíduos

Bárbara Farias

Publicado em 04/02/2019 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

“Em média, uma pessoa me entrega um copo com 80 gramas de microlixo coletados em dez minutos à beira-mar”, afirma Daniel / Nair Bueno/Diário do Litoral

Cada copo contendo 80 gramas de microlixo coletados à beira-mar pode ser trocado por meia hora de remada de stand up paddle na praia do Boqueirão, em Santos. O SurfLimpeza, como é denominado o projeto, é uma iniciativa do educador ambiental e artista plástico, Daniel Frank Tomaz, e visa incentivar a atividade física e a preservação ambiental e de espécies marinhas.    

Sob uma tenda armada na praia do Boqueirão para a coleta dos resíduos, Daniel Tomaz disponibiliza quatro cestos para descarte de metais, plástico mole, plástico duro e orgânicos. O microlixo coletado em um copo por banhistas e entregues para Daniel e aos voluntários na tenda é pesado em uma balança e em seguida é feita a separação dos resíduos para o descarte nos cestos. “Em média, uma pessoa me entrega um copo com 80 gramas de microlixo coletados em dez minutos à beira-mar”, afirma Daniel Tomaz. “A gente encontra muita bituca de cigarro, plásticos diversos, tampinhas, lixo doméstico, metais e pinos de droga”, complementa o educador ambiental.

Daniel Tomaz conta que o SurfLimpeza está completando dois anos e ganhou visibilidade através das redes sociais. Ele diz que o projeto tem apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Seman) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Daniel quer ampliar o SurfLimpeza com a ajuda de voluntários e pretende levar a iniciativa para outras praias da Baixada Santista. 

“Eu sinto tristeza e felicidade. A gente busca dar felicidade para as pessoas gerando a prática esportiva e atividades recreativas aqui na praia e, ao mesmo tempo, a gente fica triste com a quantidade de resíduos diversificados que aparecem aqui na beira do mar”, declara o educador ambiental. 

O microlixo recolhido também serve de matéria-prima para as peças de artesanato que Daniel produz. Ele dá forma às peças com resina utilizada nas pranchas e decora com bituca de cigarro, restos de embalagens e materiais diversos coletados. 

A ação realizada por Daniel Tomaz e sua equipe de voluntários chamou a atenção do médico pediatra, Wilson Anauate, que é de São Paulo e está passando uns dias em Santos. O médico levou sua filha Helena, de 6 anos, para participar do projeto. Helena fez a coleta, entregou o seu copo com microlixo na tenda e foi orientada por Daniel a separar o lixo, descartando os resíduos nos cestos certos. “É uma iniciativa muito legal porque a gente vê muito lixo na praia. Nós vimos pedaços de madeira com prego e até rato morto. É importante porque além da higiene, você tem a questão do lixo marinho. Acho que as crianças precisam se conscientizar”, afirma. 

Informações em www.facebook.com/surflimpeza/

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter