X

Cotidiano

Sindicatos esperam 2 mil pessoas para ato contra leilão

Dois ônibus transportaram os manifestantes do Centro até a Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Com faixas, cartazes e carro de som, os manifestantes já fazem caminhada pela Orla da Barra da Tijuca

Publicado em 21/10/2013 às 12:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sindicalistas e ativistas de movimentos sociais contrários ao leilão da reserva de Libra, do pré- sal, estão concentrados desde o início da manhã nesta segunda-feira, 21, ao lado do bloqueio militar que impede acesso ao hotel onde, às 14h, será realizado o certame. Dois ônibus transportaram os manifestantes do Centro até a Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Segundo os sindicalistas, outros 10 ônibus chegarão até as 10h, quando está marcado o início dos protestos. A estimativa é que 2 mil pessoas participem do protesto.

Com faixas, cartazes e um carro de som, os manifestantes já fazem uma caminhada pela Orla da Barra da Tijuca. Cerca de 50 pessoas participam do ato neste momento. Banhistas e moradores também se integram ao movimento.

"O coronel tentou impedir que ficássemos aqui com o carro de som, mas conseguimos negociar. Parece que estamos no 'estado de exceção' quando os militares estavam nas ruas e mandavam em tudo", afirmou Edson Munhoz, diretor do Sindicato de Petroleiros (Sindpetro).

O forte esquema de segurança montado pelo governo inclui uma embarcação da Marinha, bloqueios da Força Nacional no quarteirão do hotel e patrulhas de camburões do exército. Helicópteros sobrevoam a região e os militares, armados com fuzis, fazem rondas nas ruas próximas ao hotel. Há barricadas até na praia e banhistas, trabalhadores e moradores reclamam dos transtornos.

"Parece que estamos no 'estado de exceção' quando os militares estavam nas ruas e mandavam em tudo", afirmou Edson Munhoz, diretor do Sindpetro (Foto: Estadão Conteúdo)

"Há nove anos trabalho aqui e nunca vi isso. É uma palhaçada", afirmou a doméstica Adriana Lucena, de 36 anos. Ela e outros trabalhadores foram impedidos de passar em uma das ruas próximas ao hotel. Os moradores e funcionários têm que apresentar documentos para acessar as ruas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter