X

Cotidiano

Sete pessoas morreram em Hospital de Fortaleza

A suspeita é de que as mortes tenham sido provocadas por infecção causada pela bactéria Acinetobacter baumannii

Publicado em 15/05/2014 às 15:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sete pessoas morreram no Hospital de Messejana, na periferia de Fortaleza. A suspeita é de que as mortes tenham sido provocadas por infecção causada pela bactéria Acinetobacter baumannii. Um oitavo paciente contaminado segue isolado, em estado grave. Ele está na UTI desde a semana passada, quando houve a infecção dos pacientes em uma sala de observação do hospital.

A Secretaria da Saúde do Ceará confirmou as mortes. Cinco haviam sido confirmadas no sábado, 10 e outras duas na segunda-feira 12. O secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, informou que a unidade passou por um processo de desinfecção. De acordo com a direção do hospital, não é possível afirmar que os pacientes morreram por conta da infecção da bactéria ou por complicação das doenças que tinham.

O Ministério Público do Estado do Ceará instaurou procedimento administrativo com o objetivo de apurar as mortes. Considerando a urgência que o caso requer, O MP enviou ofícios ao Conselho Regional de Medicina do Estado e ao Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado, para que estes órgãos realizem inspeções junto à unidade hospitalar, com o envio de relatório à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, no prazo de cinco dias.

A promotora de Justiça, Isabel Porto, pediu informações à direção do hospital sobre o problema. De acordo com ela, também foi aberto inquérito policial junto à Superintendência da Polícia Civil.

A Acinetobacter baumannii é uma bactéria comum em ambientes hospitalares com pacientes graves. Trata-se de uma bactéria resistente e muito contagiosa. A transmissão ocorre pelo contato direto com as mãos e objetos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos tem melhor temporada de cruzeiros em 12 anos, com mais de 1 milhão de passageiros

Foi a segunda melhor temporada da história, com aumento de mais de 13% em relação a 2022/2023

Santos

Despejo de lixo é diminuído por barreiras flutuantes no estuário de Santos

Mais do que interromper o despejo de resíduos sólidos no manguezal, outra frente da Operação Enrede é promover a educação ambiental na região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter