X

Cotidiano

Sesc Santos recebe o pianista José Eduardo Martins

O pianista interpreta composições selecionadas por ele e que sintetizam o valor da obra de Henrique Oswald

Da Reportagem

Publicado em 13/06/2019 às 13:40

Atualizado em 13/06/2019 às 13:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O show de lançamento acontece no dia 15 de junho, às 20h / Evelson de Freitas

Com foco na revitalização da memória da música brasileira e de seus protagonistas, o Selo Sesc lança o CD O Romantismo de Henrique Oswald com peças para piano e violino e para piano solo. Todas foram selecionadas e são interpretadas pelo pianista e estudioso das obras de Oswald, José Eduardo Martins.  As faixas de piano e violino têm participação do  violinista  belga Paul Klinck. O show de lançamento acontece no dia 15 de junho, às 20h, no Sesc Santos. Também ocorrerão shows no Sesc Carmo (18) e no Sesc São José dos Campos (22).

O pianista estuda a trajetória de Henrique Oswald desde 1978. Em sua análise, o compositor teria sido deixado de lado num período de exacerbação nacionalista e valorização de músicos que cultivaram elementos de brasilidade nas composições. De forma fundamentalmente europeia e cosmopolita, Oswald foi reconhecido em terra estrangeira, inscrevendo sua obra no romantismo vigente, sem traços de ruptura estética de músicos a ele contemporâneos.

José Eduardo Martins explica a concepção deste CD consagrado ao mais importante compositor romântico brasileiro. "Primeiramente, temos algumas das obras para violino e piano, como por exemplo, a Sonata op. 36 em Mi, considerada uma  das mais  significativas sonatas do período em termos mundiais. Em piano solo, o álbum traz, por exemplo a peça En Rêve. Composição idílica e  dedicada à aluna e admiradora Leozinha Magalhães, primeira biógrafa do compositor."

Henrique Oswald

Henrique Oswald (1852-1931) nasceu no Rio de Janeiro, filho de  pai suíço-alemão e de mãe italiana. Viveu a infância e a adolescência em São Paulo, partindo com a mãe para Florença, onde estudou e viveu durante décadas. Em 1902 recebeu o primeiro prêmio por sua composição Il Neige, láurea recebida do jornal "Le Figaro" em Paris, em concurso em que concorreram 647 peças de autores de todo o mundo. Após breves viagens ao Brasil, retornou definitivamente ao país em 1903, onde inicialmente dirigiu o Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro. Sua obra abrange vários gêneros: sinfônico,  camerístico, coral, operístico e, sobretudo, piano solo.

José Eduardo Martins

Em São Paulo, esstudou com o professor russo José Kliass. Posteriormente aperfeiçoou-se em Paris com Marguerite Long, Jean Doyen e Louis Saguer. Como pianista apresentou a integral para piano de Debussy, Moussorgsky, Francisco de Lacerda e para teclado de Rameau, entre outras. Realizou a primeira audição de cerca de 200 obras contemporâneas para piano. José Eduardo Martins gravou 24 CDs para os selos Labor (USA), Portugaler and PortugalSom (Portugal), Esolem (France) e especialmente De Rode Pomp, na Bélgica. É autor de vários livros publicados no Brasil, Portugal (Universidade de Coimbra) e França (Universidade Sorbonne). Doutor Honoris Causa pela Universidade Constantin Brancusi da Romênia, Martins é Membro Honorário da Academia Brasileira de Música. Em Bruxelas recebeu a Ordem do Rio Branco do Governo do Brasil, assim como a Ordem da Coroa, condecoração outorgada pelo Rei Alberto II da Bélgica. José Eduardo Martins também é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter