Semana Lixo Zero começa nesta sexta com dicas para reduzir geração de lixo

O evento conta com patrocínio da SPA - Santos Port Authority

Comentar
Compartilhar
22 OUT 2020Por Da Reportagem19h10

Reduzir o lixo vai virar mania. Esse é o propósito da Semana Lixo Zero 2020, que acontece de 23 de outubro a 1º de novembro e vai estimular diversas atividades realizadas pela comunidade da Baixada Santista. A Semana pode ser definida como um período de mobilização social, em que o Santos Lixo Zero convida grupos para organizarem eventos como fóruns de discussão, palestras, oficinas, campanhas de coleta de óleo, eletrônicos, brinquedos, roupas, mostra de trabalhos, entre dezenas de ações voltadas à prática do lixo zero. O evento conta com patrocínio da SPA - Santos Port Authority.

A regra básica é que esses eventos sejam gratuitos e autogeridos pelos próprios organizadores. Contudo, o Santos Lixo Zero vai incluí-los na agenda e divulgará amplamente as atividades e seus realizadores na mídia regional.

“Nosso papel é estimular toda essa movimentação, provocar novas atitudes e motivar pessoas de diversos segmentos da sociedade a internalizarem a ideia de reduzir a geração de lixo e encaminhar seus resíduos corretamente”, ressalta André Tomé embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil, presidente do Santos Lixo Zero e titular do Conselho Municipal dos Usuários dos Serviços Públicos (COMUS), no eixo sustentabilidade.

“Contudo, podemos apoiar disponibilizando palestrantes, sugerindo ideias de temas que podem ser debatidos e até mesmo orientando trabalhos. É urgente a discussão sobre o consumo desenfreado e a responsabilidade sobre os resíduos decorrentes, porque o lixo tem sido cada vez mais danoso para a biodiversidade”, detalha André.

Preocupação

A Semana Lixo Zero acontece num momento de preocupação que a região vive em relação ao lixo, com um projeto de incineração de resíduos no Sítio das Neves, na Área Continental de Santos.

“Esse projeto foge totalmente aos propósitos de uma gestão eficiente de resíduos. Estudos comprovam aumento de diversos problemas de saúde entre pessoas que moram nas proximidades dessas usinas”, adverte André Tomé.

Consciência ambiental

A Santos Lixo Zero é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo despertar a consciência ambiental e a mudança de atitude das pessoas, em toda Baixada Santista. Seguindo os passos do movimento Zero Waste e do Instituto Lixo Zero Brasil, a Santos Lixo Zero realiza, desde 2017, palestras, oficinas, cine-debates, rodas de conversa, fóruns, semanas lixo zero, entre outras ações de sensibilização para a redução de resíduos e estímulo à reciclagem.

O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução, ou mesmo o fim, do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou para a incineração. Segundo o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), Lixo Zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo”.

Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Pode-se dizer também que Lixo Zero é um conceito de vida no qual o indivíduo, e consequentemente, todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.