X

Cotidiano

Segundo historiador, Brasil deve resgate à história dos negros

A Lei Áurea ou a abolição da escravatura, assinada pela Princesa Isabel, ainda gera controvérsias

Publicado em 13/05/2015 às 12:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A bordo de navios negreiros, aglomerados, sem água e comida, e expostos a todos os tipos de doenças, os escravos chegavam ao Brasil. Entre os anos de 1520 e 1850 estima-se que aproximadamente quatro milhões de negros oriundos de países africanos como Nigéria, Angola e Moçambique tenham sido trazidos para solo brasileiro para fins de exploração de mão de obra escrava. A liberdade desse povo foi garantida há exatos 127 anos, em 13 de maio de 1888. A Lei Áurea ou a abolição da escravatura, assinada pela Princesa Isabel, ainda gera controvérsias. 

“Por não serem cristãos, eles não eram considerados humanos pelos portugueses. Eram considerados ‘coisas’. Os escravos eram tratados como peças, mercadorias mesmo. Ao ponto de serem sacrificados caso não servissem ou agradassem os seus ‘donos’. A escravidão no Brasil teve vários ciclos”, explicou o historiador e advogado Flavio Viana Barbosa. Ele também é membro da comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santos.

Foram mais de 350 anos de escravidão no Brasil. A mão de obra escrava esteve presente em plantações e engenhos, nas vilas e cidades. Devido aos maus tratos a que eram submetidos e as condições precárias em que viviam, a média de vida do escravo era de 20 a 25 anos. O processo de libertação, que durou anos, foi encabeçado pelo movimento abolicionista, composto por intelectuais, membros da sociedade e lideranças políticas e religiosas.

Segundo o historiador, a abolição da escravatura no País, assinada em 13 de maio de 1888, foi o ápice de uma série de medidas que a antecederam. “Quando a Lei Áurea foi assinada, 80% dos escravos já estavam livres. Parte deles pelas leis que a antecederam, como a Ventre Livre e Sexagenário, e pela proibição do tráfico de escravos instituída em 1850. Ainda teve os negros que conseguiram comprar as suas cartas de alforria e os que conseguiram fugir para os quilombos. Ou seja, apenas 20% desse povo foi beneficiado pela lei assinada pela Princesa Isabel”, disse Barbosa. “Mesmo após a Lei Áurea, o tráfico ilegal de escravos continuou no Brasil até 1900”.

Museu dos Escravos em São Vicente resgata o período da escravidão no País (Foto: Matheus Tagé/DL)

Mais de um século depois, a libertação dos escravos ainda é questionada e os reflexos da escravidão no Brasil estão presentes na sociedade. “Ao negro foi dada a liberdade, mas não lhe foi dado acesso ao estudo. Os escravos foram libertados sem saber ler ou escrever. Além disso, as leis dificultavam o acesso dos negros ao trabalho. De 1889, ano seguinte a Lei Áurea, a 1929, existia uma lei que não permitia que negro trabalhasse como motorista, no comércio e na indústria. Ficaram submetidos aos postos de trabalhos inferiores e que pagavam menores salários”, disse o historiador.

O Código Penal brasileiro, instituído em 1940, estabeleceu, durante anos, que a capoeira, atualmente considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade, o samba, e o culto a religiões de matrizes africanas, eram passíveis de penalidades. “O cultura negra foi segregada. O negro foi segregado durante anos e os reflexos persistem até hoje”, destacou Barbosa.

O advogado também ressaltou que os projetos urbanísticos de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro também afastou o negro do Centro. “A tentativa de tornar as cidades com características europeias fizeram a higienização do Centro de São Paulo e da área portuária no Rio. A população negra, que já não tinha trabalho ou se tinha era mal remunerada, foi obrigada a habitar as periferias, guetos e favelas”, explicou. Nos locais de habitações precárias, o acesso aos direitos básicos como saúde, educação, lazer e saneamento básico são deficitários.

Após a conquista da libertação, o movimento abolicionista enfraqueceu. No entanto, desde 1937, o movimento negro  busca a inserção do negro na sociedade brasileira. Atualmente, a população do País é composta por 51% de negros e pardos. “A maior parte dos moradores das favelas é de negro ou pardo. Os salários mais baixos ainda estão entre os negros. A menor renda per capta está entre os negros, que também não consegue alcançar o ensino superior por representar os níveis de escolaridade mais baixos”, destacou Barbosa.

“Por todo esse contexto, o movimento negro não considera o 13 de maio como uma data de comemoração, mas de protesto. O  dia 13 de maio remonta a ideia de ‘bondade’ da princesa que libertou todos os escravos do Brasil, quando na verdade deveria resgatar a história dessa parcela da população. De se pensar nas ações afirmativas que podem fazer essa reparação histórica”, disse o historiador.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter