X

Cotidiano

Santos oferece curso para moradores dos morros lidarem com eventuais acidentes e deslizamentos

Moradores da Vila Progresso já podem se inscrever para o curso de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) promovido pela Defesa Civil

Da Reportagem

Publicado em 19/03/2022 às 09:59

Atualizado em 19/03/2022 às 10:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Deslizamento no morro do Pacheco, ocorrido em 2020. / Nair Bueno/Diário do Litoral

Moradores da Vila Progresso já podem se inscrever para o curso de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) promovido pela Defesa Civil de Santos. O objetivo é preparar os munícipes para atuar em caso de eventuais acidentes  ou deslizamentos em áreas de morros.

"As pessoas aprendem a adotar medidas preventivas para se proteger e agir em momentos de emergência", explica o chefe da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias.

Segundo ele, os participantes também recebem orientações sobre os setores a serem acionados e quais as primeiras providências adotadas em situações emergenciais, além de se tornarem multiplicadores na própria comunidade.

"A ideia é que eles atuem como líderes, já que serão pessoas um pouco melhor treinadas para situações especiais. É como se fosse um pequeno núcleo da Defesa Civil na comunidade".

As aulas são teóricas e práticas e estão divididas em três módulos.  No primeiro, marcado para o dia 22, eles aprenderão noções de Defesa Civil. "Técnicos da Defesa civil passarão aos munícipes noções de riscos geológicos para prevenção de desastres naturais, por exemplo".

No segundo, agendado para o dia 28, serão repassadas informações sobre prevenção e combate a incêndio. "Nesse caso, temos apoio do Corpo de Bombeiros para ministrar a aula", diz Onias.

Já no dia 30, os moradores terão noções de primeiros socorros, ministradas por enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quem conclui todos os módulos recebe certificado da Defesa Civil.

INSCRIÇÕES 

As aulas serão realizadas na Vila Criativa da Vila Progresso (Rua três s/nº), das 19h às 21h. O curso é gratuito. Interessados devem se cadastrar pelo WhatsApp 3208-1007, informando nome completo e telefone. Outra opção é ligar para o 3208-1000.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter