X
Cotidiano

Santos oferece curso para moradores dos morros lidarem com eventuais acidentes e deslizamentos

Moradores da Vila Progresso já podem se inscrever para o curso de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) promovido pela Defesa Civil

Deslizamento no morro do Pacheco, ocorrido em 2020. / Nair Bueno/Diário do Litoral

Moradores da Vila Progresso já podem se inscrever para o curso de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) promovido pela Defesa Civil de Santos. O objetivo é preparar os munícipes para atuar em caso de eventuais acidentes  ou deslizamentos em áreas de morros.

"As pessoas aprendem a adotar medidas preventivas para se proteger e agir em momentos de emergência", explica o chefe da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias.

Segundo ele, os participantes também recebem orientações sobre os setores a serem acionados e quais as primeiras providências adotadas em situações emergenciais, além de se tornarem multiplicadores na própria comunidade.

"A ideia é que eles atuem como líderes, já que serão pessoas um pouco melhor treinadas para situações especiais. É como se fosse um pequeno núcleo da Defesa Civil na comunidade".

As aulas são teóricas e práticas e estão divididas em três módulos.  No primeiro, marcado para o dia 22, eles aprenderão noções de Defesa Civil. "Técnicos da Defesa civil passarão aos munícipes noções de riscos geológicos para prevenção de desastres naturais, por exemplo".

No segundo, agendado para o dia 28, serão repassadas informações sobre prevenção e combate a incêndio. "Nesse caso, temos apoio do Corpo de Bombeiros para ministrar a aula", diz Onias.

Já no dia 30, os moradores terão noções de primeiros socorros, ministradas por enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quem conclui todos os módulos recebe certificado da Defesa Civil.

INSCRIÇÕES 

As aulas serão realizadas na Vila Criativa da Vila Progresso (Rua três s/nº), das 19h às 21h. O curso é gratuito. Interessados devem se cadastrar pelo WhatsApp 3208-1007, informando nome completo e telefone. Outra opção é ligar para o 3208-1000.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Operação Dia dos Pais reforça segurança no comércio de Guarujá

Ação reforça o patrulhamento nos corredores comerciais do Centro e de Vicente de Carvalho

Polícia

Traficante é preso pela Polícia Civil em Praia Grande

O homem de 32 anos foi detido no bairro Trevo, na tarde desta quarta-feira (10)

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software