X

Cotidiano

Regimento prevê censura em Câmara de Itanhaém

Vereador perde o direito de falar no parlamento e pode perder o direito de legislar por até 30 dias

Publicado em 25/05/2015 às 10:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A principal característica do parlamento é a discussão por meio do uso livre da palavra pelos vereadores, deputados e senadores. No entanto, em Itanhaém, o Regimento Interno da Câmara prevê censura por falta de decoro.

Conforme o Artigo 279, ela pode ser verbal e aplicada pelo presidente da Casa, ou escrita pela Mesa Diretora. Em resumo: o vereador não pode abrir a boca durante o exercício de seu mandato legitimado democraticamente nas urnas. 

Mais do que censurar o vereador, o Regimento permite ainda perda temporária do exercício do mandato de até 30 dias ao parlamentar que revelar informações e documentos oficiais de caráter reservado.

Também é penalizado com censura o vereador que praticar atos que infrinjam as regras da boa conduta nas dependências da Câmara e perturbar a ordem das sessões.

Para a aplicação, é necessária maioria absoluta em uma votação secreta (Divulgação)

Quando, no curso de uma discussão, um vereador for acusado de ato que ofenda a sua honorabilidade, poderá solicitar ao presidente da Câmara a apuração da veracidade dos fatos e o cabimento da censura ao ofensor.  

A penalidade é aplicada pelo plenário por maioria absoluta em votação secreta. Vale lembrar que a Câmara é a Casa do Povo e tudo que passa por ela não deveria ter trâmite reservado.

Na última sexta-feira (22), a Reportagem do Diário do Litoral tentou obter explicações da Mesa Diretora da Câmara, por intermédio da Assessoria de Imprensa. Até o final da tarde, o presidente do Legislativo, vereador Tiago Cervantes (PSDB), não retornou as ligações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter