X

Cotidiano

Ministério Público abre inquérito para investigar CPFL

Promotor apura suposta prática abusiva nas tarifas de energia; empresa tem até quinta-feira para enviar informações pedidas pelo MP

Publicado em 25/05/2015 às 10:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O 19º promotor de Justiça de Santos, Sandro Ethelredo Ricciotti Barbosa, abriu inquérito civil para promover coleta de informações, depoimentos, certidões e perícias para avaliar suposta prática abusiva nos valores das contas de energia pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). A denúncia foi encaminhada pelo vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB), baseado em depoimentos de munícipes.

O promotor já encaminhou ofício à empresa solicitando as seguintes informações preliminares: qual o percentual de reajuste e qual o mês que houve aumento das tarifas. A CPFL tem até o próximo dia 28 para enviar as respostas. O promotor adianta que o inquérito pode se transformar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou numa ação civil pública.

Segundo Banha, os consumidores se mostraram indignados não só com o aumento das tarifas, mas com as declarações do presidente da empresa dando conta o aumento teria se dado por descuido, por falta de controle por parte dos munícipes. “Estamos falando de um serviço público essencial, no qual a empresa é mera concessionária e, como tal, seu presidente deveria se portar com o devido respeito”, afirma o vereador.

O Reajuste Tarifário Anual de 2015 da CPFL Piratininga ocorre em outubro (Matheus Tagé/ DL)

Na denúncia acatada pelo MP, o vereador cita o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Constituição Brasileira, que defende os direitos e garantias individuais, e também de ordem econômica. “O reajuste unilateral, ou seja, em desacordo com as normas da concessão é nulo. É vedado ao fornecedor de produtos e serviços elevar sem justa causa o preço de produtos e serviços”, alerta o parlamentar, baseado no CDC. Ele garante que o consumidor deve ser sempre esclarecido previamente a respeito das tarifas que está pagando.

CPFL

Procurada, a empresa afirma que a homologação das tarifas das concessionárias de energia elétrica é realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão responsável pela regulação do setor. Essa homologação ocorre por meio de Reajustes Tarifários Anuais, Revisão Tarifária Periódica ou mesmo por Revisão Tarifária Extraordinária.

O Reajuste Tarifário Anual acontece na data de aniversário do contrato de concessão de cada distribuidora. O Reajuste Tarifário Anual da CPFL Paulista ocorre em abril. O Reajuste Tarifário Anual de 2015 da CPFL Piratininga ocorre em outubro. A Revisão Tarifária Periódica, também prevista no contrato de concessão, ocorre a cada quatro anos e a Extraordinária pode ocorrer a qualquer momento por determinação federal.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter