X

Cotidiano

Regimento prevê censura em Câmara de Itanhaém

Vereador perde o direito de falar no parlamento e pode perder o direito de legislar por até 30 dias

Publicado em 25/05/2015 às 10:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A principal característica do parlamento é a discussão por meio do uso livre da palavra pelos vereadores, deputados e senadores. No entanto, em Itanhaém, o Regimento Interno da Câmara prevê censura por falta de decoro.

Conforme o Artigo 279, ela pode ser verbal e aplicada pelo presidente da Casa, ou escrita pela Mesa Diretora. Em resumo: o vereador não pode abrir a boca durante o exercício de seu mandato legitimado democraticamente nas urnas. 

Mais do que censurar o vereador, o Regimento permite ainda perda temporária do exercício do mandato de até 30 dias ao parlamentar que revelar informações e documentos oficiais de caráter reservado.

Também é penalizado com censura o vereador que praticar atos que infrinjam as regras da boa conduta nas dependências da Câmara e perturbar a ordem das sessões.

Para a aplicação, é necessária maioria absoluta em uma votação secreta (Divulgação)

Quando, no curso de uma discussão, um vereador for acusado de ato que ofenda a sua honorabilidade, poderá solicitar ao presidente da Câmara a apuração da veracidade dos fatos e o cabimento da censura ao ofensor.  

A penalidade é aplicada pelo plenário por maioria absoluta em votação secreta. Vale lembrar que a Câmara é a Casa do Povo e tudo que passa por ela não deveria ter trâmite reservado.

Na última sexta-feira (22), a Reportagem do Diário do Litoral tentou obter explicações da Mesa Diretora da Câmara, por intermédio da Assessoria de Imprensa. Até o final da tarde, o presidente do Legislativo, vereador Tiago Cervantes (PSDB), não retornou as ligações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter