Provas da Fuvest e Enade serão aplicadas hoje

É importante chegar ao local da prova com antecedência, pois não são admitidos atrasos

Comentar
Compartilhar
25 NOV 201210h10

Acontece neste domingo (25) a primeira fase de um dos vestibulares mais concorridos do país, o da Fuvest. Mais de 3 mil candidatos vão fazer a prova em Santos. Já no Estado são 159.609 pessoas buscam por uma vaga. As provas serão aplicadas no Campus II da Universidade Paulista (Unip), na Avenida Francisco Manoel, sem nº, Vila Mathias.

Para que não haja maiores problemas, recomenda- se seguir algumas dicas – chegar no horário é uma das principais, pois não serão admitidos atrasos. Os portões da universidade serão abertos às 12h30. O indicado é que os alunos cheguem ao prédio até este horário. O início da prova se dará a partir das 13 horas. Para a realização do exame, será necessário levar documento original de identidade (com foto), caneta esferográfica (tinta azul ou preta), lápis número 2 e borracha. Água e alimentos leves são permitidos. 

A prova terá 90 questões de múltipla escolha de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês. Sua duração é de 5 horas. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 17 de dezembro. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de janeiro de 2013.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano será aplicado a 587,3 mil alunos que estão concluindo o ensino superior. Nesta edição, 1.871 instituições inscreveram seus estudantes. 

O estado com maior número de inscritos é São Paulo (160.197). Em seguida, vêm o Paraná (65.040), Minas Gerais (54.718), o Rio de Janeiro (51.580) e o Rio Grande do Sul (37.371). As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

São considerados  alunos concluintes aqueles que tenham expectativa de se formar até julho de 2013 ou que tenham cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o período da inscrição. No Enade deste ano não haverá processo de amostragem.

Todos os estudantes que concluem a graduação são obrigados a fazer a prova para receber o diploma, já que o exame é um componente curricular da graduação. O exame é usado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o País.

Neste ano, serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também serão avaliados.

A prova será realizada às 13 horas (hora de Brasília) de domingo. Para saber o local, o aluno pode consultar o sistema do Enade com o número do CPF. O resultado do Enade será divulgado até 25 de dezembro.