Projeto Praia Limpa segue até março em Praia Grande

Desde o início da ação, mais de 50 mil sacolas já foram entregues à população. A ação segue até o dia 9

Comentar
Compartilhar
17 JAN 201417h28

Com a alta temporada de verão, a orla de Praia Grande fica repleta de banhistas, sejam moradores ou turistas. E para conscientizá-los a não jogarem lixo na faixa de areia e no mar, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb) está realizando todos os finais de semana a 20ª edição do projeto Praia Limpa dá Pé. Toda a orla foi dividida em treze setores com tendas, de onde os funcionários da Sesurb partem para a distribuição das sacolas biodegradáveis. A ação segue até o dia 9 de março.

Aproximadamente 50 funcionários da Sesurb têm participado da operação, entregando as sacolinhas e orientando os banhistas sobre a limpeza da praia. E para realizar a ação, este ano a Sesurb conta com o apoio da Faculdade do Litoral Paulista (FALS), que disponibiliza estagiários bolsistas no sistema de contrapartida para fazerem a distribuição do material na faixa de areia.

Para que a população possa descartar as sacolinhas em local apropriado, ao longo da faixa de areia também foram instalados contentores de lixo próximos às tendas. E faixas informativas foram dispostas em pontos estratégicos informando à população sobre o trabalho realizado.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos de Praia Grande Katsu Yonamine desde o início da ação, mais de 50 mil sacolas já foram entregues à população. “A previsão é que 500 mil sacolas sejam entregues a turistas e moradores até o final de semana de carnaval”. Ele afirmou ainda ação de conscientização é fundamental para a manutenção da limpeza da orla durante a alta temporada. “E além de mantermos a orla limpa e agradável a todos, ainda incentivamos a preservação do meio ambiente”.

A 20ª edição do Praia Limpa dá Pé conta com o apoio do Litoral Plaza Shopping, JR Construtora e Transportes Rubão.

500 mil sacolinhas serão entregues a população (Foto: Amauri Pinilla/PMPG)

Limpeza

Outras medidas foram adotadas para garantir uma orla mais limpa para moradores e turistas. Durante a temporada de verão, a Sesurb intensificou a limpeza praia, entre os Bairros Canto do Forte e Solemar. Os trabalhos são realizados diariamente a partir das 19 horas (com término previsto sempre para as 23 horas), não atrapalhando a utilização do espaço pelos banhistas.

Além disso, a limpeza do calçadão também foi intensificada, passando a ser feita também todos os dias, no período matutino (a partir das 6 horas) e noturno (a partir das 18 horas). E a recolha dos detritos depositados nas lixeiras do calçadão está sendo realizada várias vezes ao dia.