X

Cotidiano

Projeto Ondas atende crianças com mais qualidade em novo local

ONG mudou-se para uma casa mais espaçosa e com piscina.

Publicado em 24/04/2014 às 12:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Projeto Ondas: Surf e Cidadania, tem a praia da Enseada, a maior de Guarujá, para a prática do surf. Porém, para o exercício da cidadania, a organização não-governamental precisava de um local maior para funcionar. A Prefeitura de Guarujá atendeu esta necessidade e, desde junho do ano passado, o projeto esta em um endereço maior e próprio para as atividades.

O Projeto Ondas saiu do Centro Esportivo Duque de Caxias - Tejereba e foi para uma casa localizada na Avenida da Saudade, nº 149. O local foi cedido pela Prefeitura de Guarujá no ano passado, a qual tem subvenção estabelecida com a ONG desde 2009, por meio das Secretarias de Esporte e Cultura.

O presidente da entidade e bi-campeão brasileiro de surf, Jojó de Olivença, exalta o apoio da Administração Municipal neste processo. “A parceria da Prefeitura sempre foi forte. No início, a Secretaria de Esportes [e Lazer] nos cedeu um espaço no Tejereba. Nós crescemos e precisamos de mais espaço. Agora, estamos aqui e atendemos as crianças com mais qualidade”, afirmou Jojó.

Projeto Ondas (Foto: Raimundo Nogueira/PMG)

A ONG dispõe agora de duas salas de aula para reforço escolar, uma para iniciação musical, palestras, administração, assistência social, cozinha, churrasqueira, piscina, almoxarifado e um amplo quintal.

O aluno Nicollas Novaes Santos, de 10 anos, gosta dos professores e não falta em nenhuma aula do Ondas. Ele disse que a aprendizagem melhorou após a mudança. “Temos uma sala para cada aula, como música e reforço. É tudo separado. Isto nos ajuda a aprender”, contou Nicollas.

A piscina é utilizada para iniciação na água, natação, recreação e treinamento para o surf. “No início do ano, separamos os alunos em grupos para trabalhar especificamente as deficiências de cada um. Com a piscina, podemos avaliar a técnica deles na água com mais precisão”, explica o professor Marco Antonio Couto e Silva.

Katarine da Cruz, de 8 anos, afirma que já está surfando melhor. “A minha técnica melhorou, principalmente na remada. Além disso, dá pra se divertir na piscina”, acrescentou ela.

O professor Silva acrescenta que o maior número de salas, a piscina e a proximidade com a praia otimizaram as aulas. “Agora, é possível ter mais atividades simultâneas e estar mais perto da praia economiza tempo. Temos um dia só para a prática de esporte. Enfim, tudo mudou”, concluiu.

Assistência - Outra vitória do projeto foi contratar uma assistente social por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. A assistente tem por função assessorar, atender, orientar e encaminhar as famílias, para cumprir o objetivo de fortalecer os vínculos familiares.

Segundo Josefa Álvares, assistente social, o ambiente acolhedor da ONG facilita o atendimento. “Os pais comparecem em todas as reuniões gerais e particulares porque se sentem valorizados e cuidados. Assim, trabalhamos para que eles não dependam dos nossos cuidados e tornem-se cidadãos”, explicou Josefa.

O presidente ratificou a declaração da assistente. “Os pais nos contam que os alunos chegam a chorar quando não podem vir. Eles tem grande paixão pelos educadores e vice-versa. Somos como uma grande família”, completou Jojó.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

Cotidiano

Confira como está o movimento na Anchieta-Imigrantes neste domingo

O SAI está em Operação 5x3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter