X

Cotidiano

Projeto de Lei garante permanência de animais de estimação em condomínios em Guarujá

Foi aprovado nesta terça-feira (04 o PL 112/2019, que é amparado em decisão proferida no último dia 14/5, pelo Superior Tribunal de Justiça

Da Reportagem

Publicado em 05/06/2019 às 19:32

Atualizado em 05/06/2019 às 19:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Projeto assegura o direito a moradores de prédios e condomínios de terem animais de estimação em suas residências / Agência Brasil

A Câmara Municipal de Guarujá aprovou, nesta terça-feira (04), por unanimidade de votos, o Projeto de Lei 112/2019, de autoria do vereador Nego Walter (PSB), que assegura o direito a moradores de prédios e condomínios localizados no Município de terem animais de estimação em suas residências.
 
A medida é amparada em decisão proferida no último dia 14/5, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que julgou inconstitucional qualquer norma condominial proibitiva à morada de cães, gatos e outros animais de estimação - mesmo que aprovada por assembleia, convenção, regimento ou estatuto.   
 
A única ressalva considerada válida pelo STJ é que seja respeitado o critério de segurança, salubridade e sossego. Fora isso, nenhum condomínio pode impedir que pets sejam criados dentro das residências. 
 
Jurisprudência

O autor da propositura explica que a decisão do STF tem efeito vinculante, sendo válida a todo território nacional. "Ela passa a valer para todas as ações semelhantes que estão tramitando no País. Daí o motivo de já oficializarmos, através de lei, a medida. Dessa forma, estamos respaldando, desde já, os nossos munícipes contra eventuais multas e ações movidas por condomínios".
 
Trâmite

Com a aprovação do projeto pelos vereadores, ele seguirá para análise do prefeito Válter Suman (PSB), a quem caberá sancioná-lo ou vetá-lo. Se sancionado, torna-se lei e entra em vigor a partir da sua data de publicação no Diário Oficial do Município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter