X

Cotidiano

Programa Cubatão Sinfonia abre inscrições para aulas gratuitas

De 4 a 13 de fevereiro, crianças e jovens podem se inscrever na sede do Cubatão Sinfonia.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/01/2013 às 22:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Moradores das Cotas e bairros próximos podem participar dos cursos gratuitos de música do Cubatão Sinfonia, programa sociocultural desenvolvido na Cota 200. As inscrições acontecem de 4 a 13/2 (menos sábado e domingo), das 9h às 11h e das 14h às 16h, na sede do Programa que fica na Av. Principal, 1016 (Cota 200).

Podem participar crianças e jovens com idade entre 5 e 18 anos de idade. É necessário levar original e cópia do RG ou certidão de nascimento, uma foto 3x4 e comprovante de residência, sendo que as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsável.

São oferecidas vagas nos cursos de musicalização infantil, expressão corporal e instrumentos de corda (violão, violino e viola), de sopro (saxofone, flauta transversal, clarinete, tuba, eufônio, etc) e percussão (bateria e percussão erudita). Os alunos têm aulas teóricas e práticas, e são acompanhados por monitores. Depois de integrados aos estudos, podem participar de grupos como Camerata de violões, sextetos e quintetos de metais.

O coordenador técnico do Cubatão Sinfonia, Leandro Sampaio, afirma que em 2013 o projeto terá como prioridade a formação para crianças, por isso as aulas estarão disponíveis para a garotada a partir dos cinco anos de idade. “Antes, a meninada só ingressava a partir dos 7 anos. Nossa ideia é dar todo embasamento teórico e despertar na criança, o interesse real pela música, de maneira que conclua o curso de musicalização apta para escolher o instrumento musical que deseja se dedicar”, afirma.

Atualmente, o Programa Cubatão Sinfonia conta com patrocínio da Anglo American e Elog por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Isso, sem contar que desde o ano passado, o Cubatão Sinfonia tem o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do Programa junto à criança e ao adolescente. O  Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2922 projetos de todo o país.

Podem participar do programa, crianças e jovens com idade entre 5 e 18 anos de idade (Foto: Divulgação)

Mais sobre o programa

Criado para atender jovens de bairros de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos, o Cubatão Sinfonia ensina música e coral desde 2007. Em todo o esse tempo, acolheu mais de 800 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Atualmente tem 170 cadastrados que, além das aulas, compões os grupos de câmara, Fanfarra da Escola Maria Helena Duarte e Orquestra Jovem.

Em 2011, o Programa recebeu doação de instrumento da Yamaha Musical, participando de uma ação cultural da empresa. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o saxofonista Derico, do Programa do Jô, que é garoto propaganda da marca.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter