X

Cotidiano

Procon-SP alerta para uso de cartão no período de Carnaval

Pessoas mau-intencionadas podem se aproveitar das aglomerações e distrações para aplicar golpes; se acontecer, faça B.O. o quanto antes

Da Reportagem

Publicado em 26/02/2019 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pessoas mau-intencionadas podem se aproveitar das aglomerações e distrações para aplicar golpes envolvendo cartão / Divulgação

Para evitar dor de cabeça aos foliões que querem apenas se divertir e curtir o Carnaval, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, alerta para os cuidados no uso de cartão de crédito e débito ao adquirir alimentos e bebidas, especialmente nos locais de grande movimentação.

O assistente administrativo Rodrigo Chico conta que sempre leva dinheiro e cartão junto ao corpo nessas ocasiões. “Não dá pra descuidar em lugares com muita gente. Então, eu sempre coloco o que é de valor próximo do meu corpo e evito levar muita coisa. Assim dá para curtir mais tranquilo”, explica.

Pessoas mau-intencionadas podem se aproveitar das aglomerações e distrações para aplicar golpes envolvendo cartão. Veja as dicas do Procon-SP para evitar problemas:

– Ao entregar seu cartão para pagamento, não o perca de vista. A maquininha deve estar visível e você deve acompanhar a operação. Desconfie caso o cartão seja passado mais de uma vez na máquina;

– Confira os valores expressos no comprovante e se o cartão devolvido é realmente o seu;

– Observe se os números da sua senha estão aparecendo na tela da maquininha quando a digita, isto não pode acontecer;

– Antes de inserir sua senha confira se o valor da conta foi digitado corretamente;

– Nunca empreste seu cartão;

– Memorize a senha e não a guarde junto do cartão;

– Tenha em mãos uma relação de números de telefone para comunicação de roubo ou extravio do cartão.

A professora Maria Aparecida explica que sempre anda com o número do banco. “É importante. Quando aconteceu comigo eu senti falta de não ter o telefone fácil para bloquear e cancelar os cartões. Por isso, eu sempre ando com eles anotado em um papel de fácil acesso”, afirma.

O consumidor que passar por este problema deverá fazer um B.O. e entrar em contato seu banco o mais rápido possível.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter