X

Cotidiano

Primeira etapa da obra na Ponta da Praia é iniciada em Santos

De acordo com a prefeitura, o ­procedimento visa ­instalar um tapete que servirá de base para os bags

Vanessa Pimentel

Publicado em 12/02/2018 às 17:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tapete anti-erosão igual a este, no canteiro de obras, foi levado em embarcação para a altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima / Rodrigo Montaldi/DL

A primeira etapa da implantação do projeto piloto da Ponta da Praia começou na tarde desta segunda-feira (12) por ­volta das 14 horas. De acordo com a prefeitura, foi iniciada a instalação de um tapete que servirá de base para os bags, na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima.

O material utilizado é uma espécie de lona de 25x12 (metros). O tapete foi levado em uma embarcação. Nas pontas do tapete há pequenos espaços que serão preenchidos de areia e amarrados em estacas para ficarem ­estabilizados.

Após a finalização do processo, os bags maiores serão colocados em cima deste tapete. Cerca de quatro mergulhadores, mais o pessoal de apoio, foram os responsáveis pela instalação da estrutura submersa.
A previsão é de que o primeiro bag seja colocado sobre o tapete nesta terça. Ao todo serão necessários 49 sacos. Depois de preenchidos com areia, cada um pesará cerca de 300 ­toneladas.

Na semana passada foi instalada no mar a linha de tubos que vai levar a areia até os sacos. As estacas para guiar a instalação também foram fixadas pelos mergulhadores. A expectativa é que a obra acabe até a primeira quinzena de março.

O projeto piloto  é embasado em nota técnica desenvolvida pelos professores Tiago Gireli e Patrícia Garcia, da Unicamp. A obra visa minimizar os efeitos das ressacas e a erosão, além de ampliar  a base de dados para uma solução definitiva.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter