X

Cotidiano

Prefeitura recolhe 300 toneladas de granizo na zona sul de São Paulo

A quantidade de gelo que se acumulou na rua lotou 52 caminhões da Prefeitura. Mas também deixou o bairro com jeito de Europa

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/05/2014 às 20:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura retirou nesta segunda-feira, 19, pelo menos 300 toneladas de gelo da Rua Pedra Azul, na Aclimação, zona sul de São Paulo. Até o início da noite, equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de varrição urbana e da Subprefeitura da Sé permaneciam na região para interditar a via, desatolar carros presos no gelo e limpar o local. No domingo, uma chuva de granizo atingiu várias regiões da cidade.

A quantidade de gelo que se acumulou na rua lotou 52 caminhões da Prefeitura. Mas também deixou o bairro com jeito de Europa. Crianças escalavam montes de gelo que o trator da Prefeitura juntava, sentavam em pedaços de papelão como se fossem trenós e escorregavam.

O subprefeito da Sé, Alcides Amazonas, afirmou que a Prefeitura não está preparada para esse tipo de situação. De acordo com ele, será feita uma "força-tarefa" na região para limpar os bueiros que ficaram entupidos de gelo, lama, lixo e folhas de galhos de árvores que caíram durante a tempestade. "O trabalho de limpeza vai se intensificar amanhã (hoje) para que os bueiros não fiquem entupidos", afirmou.

Durante a manhã, moradores tiravam fotos da névoa gelada que se formava sobre o asfalto. Enquanto isso, marronzinhos da CET usavam pás para cavar o gelo e liberar ao menos 10 carros que ficaram presos. A artista plástica Lira Ara, de 58 anos, observava os agentes cavando o granizo sob o carro da filha, que atolou no domingo. "Ela me ligou dizendo que o carro tinha atolado na curva. Eu perguntei se era por causa da chuva, e ela me contou que foi o gelo que deixou o carro preso. Fiquei assustada."

Gelo que acumulou na Rua Pedra Azul, no bairro da Aclimação, após forte chuva de granizo (Foto: JF Diorio/Estadão Conteúdo)

O comerciante Ricardo Notolli, de 53 anos, conseguiu estacionar o carro em outra rua. A lanchonete dele, que fica no sobrado onde mora, no entanto, não abriu. "Tem um metro de gelo lá dentro, minhas calhas ficaram entupidas e entrou água nos quartos. Hoje não é possível trabalhar", afirmou.

Notolli guarda em um porta-retrato da sala uma foto registrada em janeiro de 1996, quando uma tempestade acompanhada de granizo também deixou a calçada cheia de gelo. "Foi bastante gelo, mas não que nem agora. E eu considerei normal na época, porque estávamos no verão", disse o comerciante.

Fatores climáticos

O fenômeno, considerado atípico para o outono paulista, foi causado por uma série de fatores climáticos. Duas correntes de ar, ambas úmidas, vindas do Oceano Atlântico (fria) e da Amazônia (quente), se encontraram sobre a capital. "Como o tempo estava quente na superfície da cidade, isso provocou uma forte chuva com granizo", afirmou Helena Turon Balbino, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Anteontem, a temperatura máxima em São Paulo foi registrada às 16h: 25,7ºC. O encontro do tempo abafado com as duas correntes de ar formou nuvens com 12 quilômetros de altura e temperaturas entre - 50ºC e - 40ºC no topo. "O gelo que estava na parte de cima caiu de forma tão rápida que não deu tempo de ficar líquido", explicou a meteorologista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter