X

Cotidiano

Prefeito de Mongaguá é convocado a prestar depoimento à Polícia Federal

Depoimento é continuidade de decisão do ministro do STF Gilmar Mendes que, semana passada, negou o pedido de encerramento de um inquérito policial

Carlos Ratton

Publicado em 19/02/2019 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cabeça foi chamado à Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros, da Superintendência Regional da PF / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

O prefeito de Mongaguá, Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça (PSDB), foi convocado à prestar depoimento ontem, às 14 horas, na Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros, da Superintendência Regional de São Paulo da Polícia Federal (PF), pela delegada Melissa Maximino Pastor, que coordena as investigações sobre a Operação Prato Feito.

Procurado ontem, Cabeça informou que conseguiu adiar o depoimento até que seus advogados tenham acesso a todos os documentos. “Tão logo consigam, como maior interessado na investigação, prestará os devidos esclarecimentos”, informou em nota.     

O depoimento é continuidade de decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que, semana passada, negou o pedido de encerramento do inquérito policial que investiga suposto envolvimento de Cabeça, enquanto vice de Artur Parada Prócida, que chegou a ser preso após encontrarem, em sua residência, R$ 5,3 milhões de origem desconhecida, durante cumprimento de mandado de busca da mesma operação.

Prócida responde em liberdade a acusação de lavagem de dinheiro, junto com Cabeça.

Márcio Cabeça havia ingressado com um Habeas Corpus. Após receber informações do juízo da 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo, em 7 de fevereiro último, o ministro do STF indeferiu o pedido do atual prefeito e mantém as ações da PF em andamento.

Ano passado, o próprio juiz Alessandro Diaferia havia determinado suspensão do exercício da função de Cabeça que, após ingressar com recurso no próprio STF, obteve, por medida cautelar concedida também por Gilmar Mendes, o retorno ao cargo de vice-prefeito e, por consequência do afastamento de Prócida, o direito de administrar Mongaguá.

A Operação Prato feito investiga grupos criminosos que agiriam em 30 municípios, contatando prefeituras por meio de lobistas, para direcionar licitações de fornecimento de recursos federais para a educação destinados ao fornecimento de merenda escolar, uniformes, material didático e outros serviços.

Segundo as autoridades, há indícios do envolvimento de 85 pessoas, sendo 13 prefeitos, quatro ex-prefeitos, um vereador, 27 agentes públicos não eleitos e outras 40 funcionários de empresas.

A Polícia Federal informou que os investigados podem responder pelos crimes de fraude a licitações, associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, com penas que variam de um a 12 anos de prisão.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter