Prazo para alistamento militar termina neste mês

Inscrição para os jovens que atingem a maioridade neste ano pode ser feita através do site www.alistamento.eb.mil.br

Comentar
Compartilhar
17 JUN 2019Por Da Reportagem22h00
O alistamento online serve apenas para a classe de 2001Foto: Agência Brasil

Os jovens do sexo masculino nascidos em 2001 devem se alistar, obrigatoriamente, no serviço militar. O período de inscrição é de 2 de janeiro a 30 de junho e, caso não ocorra até a data limite, é necessário o pagamento de multa. Além disso, o jovem perde o direito de cursar faculdade, fazer concurso público, tirar passaporte e se mantém vinculado ao ano seguinte.

O alistamento online serve apenas para a classe de 2001, e pode ser feito através do site www.alistamento.eb.mil.br, desde que a pessoa possua e-mail, celular válido e CPF. Já os que não contêm os requisitos citados, devem se dirigir a Junta de Serviço Militar da região para a inscrição até o último dia útil do mês. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4.

A primeira etapa consiste no cadastro e logo depois os jovens são encaminhados, ou não, para a seleção formada por membros das forças armadas (marinha, aeronáutica e exército). Os que forem dispensados devem voltar à junta para requerer seu certificado definitivo.