Cotidiano

Praias de Santos estão impróprias

Praias de Bertioga e Itanhaém, além do Rio Cubatão, estão com bandeiras verdes

Publicado em 12/02/2015 às 11:40

Compartilhe:

Todas as praias de Santos estão impróprias para o banho de mar, avaliou a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que faz o controle de qualidade das praias da região.

O órgão fiscalizou 71 pontos das oito cidades com faixa de areia da Baixada Santista, além do rio Perequê, em Cubatão. Cerca de 30% das praias da região receberam bandeira vermelha. O balanço foi realizado entre os dias 11 de janeiro e 8 de fevereiro. Bertioga, Cubatão e Itanhaém possuem bandeira verde em todos os locais fiscalizados. Em Guarujá, a praia do Perequê está imprópria. Enquanto Peruíbe, as praias do Guaraú e em frente a Avenida São João receberam bandeira vermelha.

Já Mongaguá e São Vicente possuem três praias impróprias. Na primeira, Vera Cruz, Vila São Paulo e Agenor de Campos não estão próprias para o banho de mar. Já na segunda, as bandeiras vermelhas estão na Divisa, Ilha Porchat e Gonzaguinha.

Em Praia Grande, quase metade das praias estão impróprias. São seis no total: Vila Tupi, Vila Mirim, Vila Caiçara, Jardim Solemar, Aviação e Maracanã.

Todas as praias impróprias, e há expectativa de chuva para o Carnaval (Foto: Matheus Tagé/DL)

Chuva durante o Carnaval

A previsão para o período de Carnaval na região é de chuva, segundo o meteorologista da Defesa Civil de Santos, João Paulo Nardin Tavares.

Segundo o meteorologista, Uma frente fria que nesse momento se encontra sobre Santa Catarina pode chegar ao estado de São Paulo amanhã à noite, isso se não for desviada para o oceano antes de chegar à região. Porém, os modelos numéricos de previsão de tempo mostram a formação de uma zona de convergência de umidade que passa pelo estado e pela baixada Santista, que pode estar associada à frente fria, no sábado. Ela deve provocar pancadas de chuva na sexta-feira à noite e no sábado.

Se ela se deslocar até São Paulo, e não for antes desviada para o oceano, os modelos mostram ela dirigindo-se para os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro no domingo, mas devido ao anticiclone (centro de alta pressão) que se encontra sobre o oceano, pode acontecer dela ficar estacionada sobre a Baixada Santista ou Litoral Norte, causando chuvas fracas a moderadas e contínuas. Ainda que ela seja desviada para o oceano, a formação de áreas de instabilidade devido ao calor e o fluxo de umidade devem, mesmo assim, provocar pancadas de chuva durante o Carnaval.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a temperatura mínima está prevista para é de 24 graus, podendo chegar até 31 graus.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Litoral de SP pode ficar fora de Conselho Mudanças Climáticas; entenda

Serão escolhidas duas titulares e duas suplentes, com mandato de dois anos

Cotidiano

Internado, prefeito baleado na Grande respira sem ajuda de aparelhos

Prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio da Silva (Podemos) tem estado estável, segundo boletim médico

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter