Ponte em construção já une as margens do Rio São Jorge

A obra faz parte do programa Nova Entrada de Santos e segue em ritmo acelerado

Comentar
Compartilhar
04 JUL 2020Por Da Reportagem08h10
Cerca de 15 trabalhadores participaram desse serviçoFoto: Divulgação/PMS

As margens do Rio São Jorge já estão unidas pela ponte em construção que liga o São Manoel ao Bom Retiro, na Zona Noroeste. A obra, parte do programa Nova Entrada de Santos, segue em ritmo acelerado e os 160 metros que separam os dois lados receberam a estrutura que passou por concretagem nesta sexta-feira (3).

Medindo 40x12 metros, a segunda laje da rampa de subida da ponte, sentido Zona Noroeste/Anchieta, recebeu 250 toneladas de concreto, o equivalente a 13 caminhões betoneira. Cerca de 15 trabalhadores participaram desse serviço. “Estamos dentro do cronograma de entrega da obra e temos várias frentes de trabalho dentro do canteiro. Todas elas estão avançando e, a cada semana, o cenário da obra vai mudando e a ponte cada vez mais toma forma”, destacou o engenheiro da Queiroz Galvão, Cesar Rizzo Fiuza.

As vigas da ponte, na parte que passa em cima do rio e dentro dele, já foram lançadas. Na próxima semana, no trecho de dentro, serão colocadas as pré-lajes (placas pré-moldadas que servem como forma de fundo e têm fins estruturais). Na sequencia, será iniciada a armação da laje (parte de ferragens). E, ainda ao longo da pista sentido ZNO/Anchieta, estão sendo montados os guarda-rodas (estruturas laterais de proteção para os veículos) e a concretagem das juntas das lajes.

Na outra pista, no momento estão sendo lançadas as placas de pré-laje sobre o rio, além do guarda-rodas no começo da ponte. E faltam apenas 15 vigas para serem lançadas.

ROTATÓRIA

A rotatória localizada na ponte do lado do bairro São Manoel já passou pela escavação que monta a base da pavimentação. Agora, está sendo realizada a aplicação de rachão (pedras) para que seja possível iniciar o asfalto da metade dessa rotatória. A segunda etapa será iniciada assim que a primeira terminar por se tratar de um local de acesso ao canteiro de obras nesse momento.

VISTORIA

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, durante a vistoria que realizou nesta sexta-feira (3) no canteiro de obras da ponte sobre o rio, reafirmou a importância do empreendimento. “Essa ponte será um marco na história da Cidade. É um belo trabalho de engenharia. São 1.200 metros de ponte e facilitará a vida de quem vem de São Paulo e Cubatão para a Zona Noroeste e, também de quem sai dessa região para São Paulo”.

Além disso, ele também destacou a função da ponte. “O programa Nova Entrada de Santos está criando uma nova entrada para a Zona Noroeste. Esse elevado ligará a Zona Noroeste, através da Avenida Beira Rio, à Rodovia Anchieta e também os bairros São Manoel e Bom Retiro”.