X

Cotidiano

Papa envia mensagem com 3 lições para atletas da Copa

Segundo o Francisco, "o futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma 'cultura do encontro' que permita a paz e a harmonia entre os povos"

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/06/2014 às 22:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Atendendo a pedido da presidente Dilma Rousseff, para que mandasse mensagem por ocasião da realização da Copa, a TV Globo gravou mensagem do papa Francisco em vídeo, divulgada na noite desta quarta pelo Palácio do Planalto.

Nela, o sumo pontífice se dirige aos "amantes do futebol", diz que sua "esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos" e aproveita para falar de lições que o esporte pode dar. "Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância", disse, em sua primeira lição.

"Não é só no futebol que ser 'fominha' constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos 'fominhas' na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada". Segundo o papa, "o futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma 'cultura do encontro' que permita a paz e a harmonia entre os povos".

O papa Francisco enviou mensagem com três lições para atletas da Copa do Mundo (Foto: Associated Press)

Em seguida, cita a segunda lição da prática esportiva: "Aprendamos o que o fair play do futebol tem a nos ensinar. Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo".

"A última lição do esporte proveitosa para a paz", prossegue o papa Francisco, "é a honra devida entre os competidores". Para ele, "o segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!"

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter