X

Cotidiano

Papa afasta bispo alemão após projeto milionário

Em um comunicado, o Vaticano disse que foi criada uma situação na diocese em que Tebartz-van Elst "não poderia mais exercer seu ministério episcopal"

Publicado em 23/10/2013 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O papa Francisco expulsou temporariamente o bispo alemã Franz-Peter Tebartz-van Elst da sua diocese nesta quarta-feira por causa de um projeto de 31 milhões de euros para construir um novo complexo residencial.

O Vaticano não disse por quanto tempo o bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst deve ser afastado da diocese de Limburg. Mas afirmou que o recém-nomeado vigário-geral de Limburg, o reverendo Wolfgang Roesch, deve administrar a diocese durante este período.

Em um comunicado, o Vaticano disse que foi criada uma situação na diocese em que Tebartz-van Elst "não poderia mais exercer seu ministério episcopal". A decisão foi tomada depois que Francisco se encontrou na semana passada com Tebartz-van Elst e com o chefe da conferência de bispos da Alemanha, o arcebispo Robert Zollitsch.

No centro da questão está o montante de 31 milhões de euros (US$ 42 milhões) para a construção de um novo complexo residencial para bispos e reformas relacionadas ao projeto. Tebartz-van Elst disse que o montante referia-se de fato a 10 projetos e houve custos adicionais por causa da regulamentação sobre edifícios sob proteção histórica.

O papa Francisco expulsou temporariamente o bispo alemã Franz-Peter Tebartz-van Elst da sua diocese nesta quarta-feira (23) (Foto: Divulgação)

O Vaticano ressaltou que Francisco tomou a decisão com base em contínuas informações "objetivas", o que sugere que ele não estava sendo influenciado pelo clamor popular por causa do escândalo. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter