X

Cotidiano

Papa afasta bispo alemão após projeto milionário

Em um comunicado, o Vaticano disse que foi criada uma situação na diocese em que Tebartz-van Elst "não poderia mais exercer seu ministério episcopal"

Publicado em 23/10/2013 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O papa Francisco expulsou temporariamente o bispo alemã Franz-Peter Tebartz-van Elst da sua diocese nesta quarta-feira por causa de um projeto de 31 milhões de euros para construir um novo complexo residencial.

O Vaticano não disse por quanto tempo o bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst deve ser afastado da diocese de Limburg. Mas afirmou que o recém-nomeado vigário-geral de Limburg, o reverendo Wolfgang Roesch, deve administrar a diocese durante este período.

Em um comunicado, o Vaticano disse que foi criada uma situação na diocese em que Tebartz-van Elst "não poderia mais exercer seu ministério episcopal". A decisão foi tomada depois que Francisco se encontrou na semana passada com Tebartz-van Elst e com o chefe da conferência de bispos da Alemanha, o arcebispo Robert Zollitsch.

No centro da questão está o montante de 31 milhões de euros (US$ 42 milhões) para a construção de um novo complexo residencial para bispos e reformas relacionadas ao projeto. Tebartz-van Elst disse que o montante referia-se de fato a 10 projetos e houve custos adicionais por causa da regulamentação sobre edifícios sob proteção histórica.

O papa Francisco expulsou temporariamente o bispo alemã Franz-Peter Tebartz-van Elst da sua diocese nesta quarta-feira (23) (Foto: Divulgação)

O Vaticano ressaltou que Francisco tomou a decisão com base em contínuas informações "objetivas", o que sugere que ele não estava sendo influenciado pelo clamor popular por causa do escândalo. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter