X

Cotidiano

Ouvir música faz bem, mas no volume certo

Um estudo da OMS alerta que 360 milhões de pessoas sofrem de perda auditiva. A entidade considera que a perda relacionada ao ruído musical é a segunda maior causa

Publicado em 03/02/2014 às 17:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um mundo sem música seria muito chato; afinal, as melodias são parte essencial de nossas vidas. Ouvir música faz bem para a saúde, pode trazer tranquilidade ou muita animação e alegria, dependendo do momento. Contudo, se tocada com frequência em um volume muito alto, a música pode ser prejudicial à audição.

Um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que 360 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de perda auditiva. A entidade considera que a perda de audição relacionada ao ruído musical é a segunda maior causa de surdez no mundo.

A fonoaudióloga Isabela Pereira Gomes, da Telex Soluções Auditivas, alerta que aqueles que estão expostos a sons em volume alto, com frequência, podem ter prejuízos na audição. "A grande preocupação é que a 'Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados' (PAINPSE) tem efeito cumulativo. Dependendo da frequência, do tempo de exposição ao som elevado e da predisposição, o indivíduo pode sofrer danos auditivos cada vez mais severos, de forma contínua e elevada ao longo da vida", explica.

As boates são um perigo em potencial para os ouvidos, mas não só esses locais. Evite ouvir música muito alta dentro de casa ou do carro e, se o seu filho já for grandinho, aconselhe-o a evitar o volume alto nos fones dos celulares ou em players como o iPod, que chegam a mais de 110 decibéis (dB).

Contudo, se tocada com frequência em um volume muito alto, a música pode ser prejudicial à audição (Foto: Divulgação)

De acordo com a especialista, um pequeno problema na audição já é um sinal de alerta. "Quanto maior a frequência a ambientes barulhentos, maiores os riscos. Além disso, na medida em que o volume da música passa dos 100 decibéis, aumenta o risco de lesões na cóclea (órgão dentro do ouvido responsável pela audição). Nesses casos, o tempo de exposição não deve passar de 30 minutos", explica a fonoaudióloga da Telex.

"A frequência de 80 a 90 decibéis é a que começa a prejudicar a audição. Temos que estar numa faixa sempre abaixo disso. No entanto, a gente vive em cidades com muitos ruídos, sons elevados vindo de obras, trânsito, buzinas, metalúrgicas e ainda tem o problema agravado pela música alta direta nos fones de ouvido. Tudo isso, em conjunto, são fatores que podem ser prejudiciais à audição", conclui a especialista.

Fique atento ao volume de som a que você expõe seus ouvidos. A perda de audição é irreversível. E para resgatar o prazer de ouvir os sons, é preciso usar aparelhos auditivos, como os da Telex que, graças à modernidade e aos avanços da tecnologia, já são minúsculos e discretos, preservando a vaidade de quem precisa deles para ouvir novas canções pela vida afora.

Fique alerta se...

* Você coloca a TV ou o rádio em volume mais alto do que as outras pessoas de seu círculo familiar
* Tem dificuldade em entender conversas com ruídos ao fundo
* Tem dificuldades em acompanhar conversas em grupo
* Você sempre pede aos outros para repetirem o que estão falando
* Tem amigos ou familiares que dizem que você não está ouvindo bem

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter