X

Cotidiano

Operação Verão: Seis cidades confirmam 1.560 policiais militares

Estado ainda não divulgou, mas prefeituras da Baixada adiantam o número. Cubatão é a única cidade da Baixada Santista que não vai receber efetivo policial durante a estação

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/12/2013 às 01:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um médico, um empresário canadense, um operador de máquinas de Diadema. O que eles têm em comum? Todos foram vítimas da violência na Baixada Santista, que a cada dia deixa mais filhos sem pais e esposas viúvas.

O verão ainda não começou, mas alguns municípios já divulgaram o contingente de policiais que vêm à região ainda este mês para reforçar a segurança da população, que chega a triplicar na Baixada durante esta época do ano: para seis cidades, 1.560 homens. Cubatão não receberá reforço.

O Governo do Estado não divulgou oficilamente o número. A Polícia Militar, questionada pelo Diário do Litoral, respondeu que a Operação Verão está em fase final e que “a imprensa e a população terão mais informações em breve”. No entanto, alguns municípios preferiram divulgar o efetivo, entendendo a necessidade de segurança que a população das nove cidades da região têm. A Operação Verão está prevista para começar no dia 27 deste mês. No dia 26, o esquema deve ser apresentado à população e à imprensa.

Itanhaém, por exemplo, terá reforço de policiais militares, agentes de verão, agentes de trânsito e guarda-vidas, além da corporação da Guarda Civil Municipal (GCM). Já nesta segunda-feira, os 20 agentes de trânsito e 50 agentes de segurança, contratados por meio de processo seletivo em outubro deste ano, serão apresentados à base da guarda municipal.

No reforço às praias, mais 90 guarda-vidas temporários, contratados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, darão auxílio aos banhistas. Além destes profissionais, um total de 120 policiais militares deverá chegar a Itanhaém entre este mês e janeiro de 2014 para reforçar o efetivo atual e ajudar
no patrulhamento na Cidade.

São Vicente

O município vai receber 250 policiais militares e mais viaturas durante a Operação Verão 2014. Para o capitão Luiz Wagner Monteiro de Carvalho, “esse reforço será suficiente para garantir a segurança de moradores e turistas”, garante. Os policiais vão receber uma cartilha com informações de São Vicente e fazer um passeio para conhecer os pontos turísticos da Cidade.

Operação Verão deve começar no dia 27 (Foto: Luiz Torres/DL)

Guarujá

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social, informa à Reportagem do DL que aproximadamente 400 policiais ficarão na Cidade durante a Operação Verão para reforçar a segurança dos munícipes e turistas. O efetivo permanecerá até o fim da temporada.

Bertioga

O Município vai receber cerca de 240 homens, para reforçar o policiamento, entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, combate a incêndio, guarda-vidas e policias Rodoviária e Civil. De acordo com o diretor da Defesa Civil (DC), Plínio Aguiar, e um dos coordenadores da Operação Verão, o efetivo começa a chegar hoje, e permanecerá na Cidade até o término do Carnaval, no dia 10 de março.

Santos

O reforço do efetivo da Polícia Militar para a Operação Verão chegará a Santos no próximo dia 26 de dezembro. A informação de que 250 policiais virão à Cidade foi dada pelo Secretário Municipal de Segurança, Sérgio Del Bel Júnior.

De acordo com Del Bel, a Cidade não receberá os Cadetes da Academia da Polícia Militar Barro Branco, como aconteceu em anos anteriores. “Este ano, serão os soldados que escolherão trabalhar na Operação e que receberão benefícios para isso”.

Apesar do número representativo de contingente, Del Bel lembrou que eles não trabalham simultaneamente, em virtude das folgas e escalas de horário. “O único momento em que 100% do efetivo estará nas ruas é a virada do ano, por ser uma data onde há mais ocorrências”.

Praia Grande

Dos 300 homens da Polícia Militar que a Secretaria de Segurança Pública enviará para Praia Grande durante a Operação Verão, 80 permanecerão depois na Cidade, passando a fazer parte do efetivo fixo.

Segundo Mourão, o reivindicado aumento do efetivo ocorrerá também de forma indireta, com a realocação de pessoal que se encontre afastado, a ser substituído por homens na ativa. “Com os 80 que ficarão na cidade após a Operação Verão – que neste ano ocorrerá de 26 de dezembro a 2 de fevereiro – e, com o remanejamento dos afastados, podemos chegar bem perto dos 172 homens que reivindicamos”, comemorou o prefeito.

Cubatão

Cubatão é a única cidade da Baixada Santista que não está incluída na Operação Verão. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Município vem reivindicando junto ao governo do Estado que, não apenas aumente o efetivo permanente da Cidade, tanto da Polícia Militar quanto da Civil, mas também destaque o serviço de salva- vidas para atuar no Parque Perequê durante a temporada de Verão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter