X

Cotidiano

Operação provoca caos na Ponte dos Barreiros; confira rotas alternativas

Operação Siga e Pare visa evitar a sobrecarga do equipamento, em São Vicente

Caroline Souza

Publicado em 08/08/2019 às 12:30

Atualizado em 24/05/2021 às 16:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Operação foi definida em audiência de conciliação entre a Prefeitura, o Ministério Público e o Judiciário / Nair Bueno/Diário do Litoral

O primeiro dia do Plano de Restrição ao Tráfego Viário da Ponte dos Barreiros, iniciado ontem, causou transtornos aos motoristas que precisam circular entre as áreas Continental e Insular de São Vicente.

A operação Siga e Pare - definida em audiência de conciliação entre a Prefeitura, o Ministério Público e o Judiciário - é uma medida de segurança, que visa a diminuição da circulação de veículos durante os horários de maior movimento, a fim de evitar a sobrecarga do equipamento.

No final da tarde, José Divanilson estava preocupado com o tempo que levaria para atravessar. "Preciso ir até a Área Continental e voltar, porque entro no trabalho daqui duas horas", comentou. "Eu não estava sabendo disso, se soubesse nem teria vindo por aqui", completou.

Para Antônio Carlos, soluções temporárias como essa não resolvem o problema de agora. "Deviam ter feito algo há muito tempo, não esperar a Ponte quase cair para fazer isso", reclamou. De manhã, a operação também gerou transtornos para o serralheiro. "Trabalho na Ponta da Praia, em Santos, e levei quase uma hora só para atravessar".

Edinei Santos ficou sabendo da interdição ontem, por uma rede social. "Levei mais de 40 minutos no trânsito da manhã e agora estou aqui de novo. Se está com problema, então que interdite logo de uma vez".

Para evitar o trânsito de manhã, Glenda Mara preferiu a rota alternativa por Praia Grande, mas, por conta da distância, optou por voltar pela Ponte dos Barreiros. "As rotas alternativas são mais longes, e o combustível?", questiona. "É uma palhaçada isso. Vai fazer peso de todo jeito. Para mim, isso não vai adiantar nada", finalizou.

As rotas alternativas são por Praia Grande ou Cubatão. Nesta última há um pedágio de R$ 7,60 no sentido Humaitá/Cubatão.

SIGA E PARE.

No período das 6 às 10, de segunda a sábado, a prioridade será da Área Continental para a Área Insular, trabalhando, a princípio, com cinco minutos de 'siga' e três de 'pare'. Já da 16 às 20 horas, ocorre o inverso, ou seja, a prioridade do fluxo é da Área Insular para a Continental.

"Esse primeiro dia foi tumultuado, mas isso já era previsto, por isso estamos ajustando o tempo de 'siga' e 'pare' conforme a necessidade, a fim de agilizar o trânsito e evitar congestionamentos", esclareceu o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre de Almeida Costa.

De acordo com a Prefeitura, neste primeiro dia, o fluxo chegou a ter oito minutos de 'siga'.

Ainda segundo o secretário, é importante ressaltar que esse tempo é para liberação e retenção de veículos. "São cinco minutos de liberação e três minutos segurando o trânsito, mas o tempo de espera dos motoristas para realizar a travessia acaba sendo maior".

NOVO LAUDO.

O Siga e Pare deverá ocorrer até a Prefeitura receber um novo parecer técnico com informações sobre a estrutura e a utilização da Ponte. A Administração Municipal já iniciou o procedimento de contratação, em caráter emergencial, de uma empresa de engenharia para elaboração desse documento. Baseado no laudo, será elaborado um novo Plano de Ação.

O tempo que vai durar a operação depende do resultado do novo laudo. "O objetivo é apresentar o novo laudo para a justiça fazer a análise e que isso ocorra o mais rápido possível", falou o secretário. "Estamos prevendo o prazo máximo de 15 dias", finalizou.

Continua proibido o tráfego de caminhões com mais de dois eixos, em qualquer horário, com exceção dos caminhões do Corpo de Bombeiros, em situações de emergência.

SEGURANÇA.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setrans) solicitou o apoio da Polícia Militar (PM) para reforçar a segurança dos motoristas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter