X

Cotidiano

ONU faz apelo à comunidade internacional para ajudar crianças do Nepal

A organização elevou para 1,7 milhões o número de crianças que necessitam de ajuda urgente, após o terremoto de sábado passado

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/04/2015 às 17:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez hoje (29) um apelo à comunidade internacional para arrecadação de 44,8 milhões de euros para auxílio humanitário ao Nepal. A organização elevou para 1,7 milhões o número de crianças que necessitam de ajuda urgente, após o terremoto de sábado passado.

De acordo com os levantamentos mais recentes, o terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter matou 5 mil  pessoas e feriu mais de 10 mil. Vários edifícios históricos foram destruídos e a infraestrutura básica do Nepal foi atingida, diz comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Citado na nota, o representante do Unicef no Nepal, Tomoo Hozumi, disse que 80% das unidades sanitárias em cinco distritos mais afetados foram amplamente danificadas e que 274 das 323 escolas avaliadas em 16 distritos foram parcial ou totalmente danificadas.

Tomoo Hozumi disse que é necessário encontrar espaços de aprendizagem temporários para permitir que as crianças nepalesas estabeleçam uma rotina escolar, após o terremoto que “provocou desespero” em milhares de meninos e meninas.

A ONU fez uma apelo à comunidade internacional para ajudar as crianças do Nepal (Foto: Associated Press)

“A vida de muitas crianças ficou profundamente dilacerada e elas estão desesperadas em busca de apoio para ter acesso à água potável, abrigo e saneamento", disse Tomoo Hozumi.

O responsável pela agência da ONU alertou para o risco de propagação de doenças relacionadas com a falta de água potável no Nepal, onde se estima que apenas uma em cada cinco pessoas tem acesso à água. “Muitas famílias estão lutando simplesmente para se proteger do sol e da chuva”, disse Hozumi, admitindo que, nos próximos dias, a contagem de dados mais recentes poderá permitir uma apuração “da plena dimensão da catástrofe”.

De acordo com o último balanço do Ministério do Interior nepalês, o sismo, de magnitude 7,8 na escala Richter, causou 5.057 mortos e deixou 10.915 feridos e mais de 450 mil deslocados internos. O terremoto de sábado (25) foi o de maior magnitude registado no Nepal nas últimas oito décadas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter