X

Cotidiano

Obras do Novo Acesso ao Porto de Guarujá estão a todo vapor

40% do tráfego de veículos pesados que passam na Rua Idalino Pinez (Rua do Adubo), que recebe 105 mil caminhões por mês, irão utilizar a nova entrada

Publicado em 29/05/2014 às 11:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As obras para a construção de um novo acesso provisório ao Porto, ligando a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera) e a Avenida Santos Dumont, que tiveram início na primeira quinzena de abril, estão cumprindo o seu cronograma, com término previsto para 90 dias. Pelo convênio assinado entre a Prefeitura de Guarujá, Codesp, Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg) e Governo do Estado, caberá às empresas portuárias, atuando de maneira consorciada, executar o projeto e a obra de construção do novo acesso em área das empresas Fassina e Dow Química. Após a conclusão do novo trecho, a Codesp será a responsável pela manutenção da rede de drenagem, pavimentação e sinalização durante o seu funcionamento.

Atualmente, 105 mil caminhões passam por mês na Rua Idalino Pinez (Rua do Adubo). Com o novo acesso, será possível desafogar em cerca de 40% o número de veículos, principalmente os pesados, que circulam pela via. O acesso será construído exatamente no mesmo local onde futuramente haverá ligação entre a primeira fase com a fase dois da Avenida Perimetral do Porto de Guarujá. A obra segregará, de uma vez por todas, o trânsito de veículos pesados do tráfego de veículos urbanos. A previsão de início da obra da segunda fase é o primeiro semestre do próximo ano.

Obras do novo acesso ao Porto (Foto: Pedro Rezende/PMG)

A prefeita Maria Antonieta de Brito lembrou que essa obra, assim como o viaduto sobre a linha férrea irá melhorar ainda mais a mobilidade na Cidade. Antes do viaduto, a cada 24 horas, cinco eram utilizadas em manobras com paradas de 15 minutos, sendo que a cada dois minutos parados era gerado um quilômetro de congestionamento.

“As áreas portuária e retroportuária são vitais para o desenvolvimento, que será feito de modo sustentável, e que vai dar um grande avanço na economia não só de Guarujá, mas da Região e do País. Para isso, planejamos estrategicamente a Cidade com visão de futuro, para os próximos 30 anos, para que não haja descontinuidade no desenvolvimento”, disse a prefeita, lembrando outras ações já implantadas como a segregação do tráfego de caminhões pela Perimetral e o Gabinete de Gestão de Crise, que conseguiu ordenar o fluxo de acesso ao Porto e acabar com as longas filas na entrada da Cidade, durante o período da safra.

Os custos das obras serão divididos entre as empresas portuárias, por meio de consórcio. Elas serão responsáveis pela execução do projeto e a construção do acesso em uma área de 50 x 600 metros, que pertence às empresas Dow Química e Fassina. O projeto completo, com a ligação da fase 2 da Perimetral, prevê um viaduto e a segregação do trânsito urbano.

Para o presidente da Aceg, Rogério Sachs, o novo acesso de caminhões será benéfico para a Cidade como um todo. “É muito importante tanto para as empresas como para a sociedade civil, pois melhora a condição Porto X Cidade. Hoje ainda temos uma condição ruim, em função de haver apenas um acesso (Rua do Adubo), mas este novo acesso facilitará até que tenhamos a complementação do processo com a segunda etapa da Perimetral. A Cidade ganha com isso, o Porto ganha com isso, e todo mundo sai contente”, comemora Sachs.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter